Voltar

O que você faz com as cascas, sementes e talos?

O que você faz com as cascas, sementes e talos?

Estas partes dos alimentos podem conter até 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta, verdura ou legume

O que você faz com as cascas, sementes e talos?

26 Julho 2017
O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que tem estado cada vez mais em pauta. Basicamente, três são os motivos pelos quais é preciso repensar o ato de jogar no lixo as partes não convencionais dos alimentos. O primeiro motivo diz respeito à composição nutricional, pois segundo o Ministério da Saúde, as cascas, sementes, folhas e talos são ricos em vitaminas e fibras, em alguns casos, inclusive, contêm 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta, verdura ou legume. 
 
O segundo motivo para pensar em formas de aproveitar integralmente os alimentos envolve economia doméstica e sustentabilidade, pois impacta diretamente na redução do desperdício. Partes que até então eram descartadas, passam a ser peças-chave na produção de um prato. Além disso, outra razão para utilizar as cascas, sementes, folhas e talos se deve ao fato de ampliar as opções de receitas, diversificando o cardápio do dia a dia. 
 
Você sabia? Casca de laranja: tem 40 vezes mais cálcio do que a polpa da laranja.
Casca de maçã e mexerica: possui o dobro de vitamina C em relação à polpa. Casca do abacaxi: tem 38% a mais de vitamina C do que a polpa. Casca, talo e sementes das frutas, legumes e verduras: estas partes contêm muita fibra, a ingestão frequente contribui para o bom funcionamento do intestino.
 

Ideias de uso 

Talos: podem ser aproveitados picados ou triturados para utilização em massa de bolos, pães, panquecas, ensopados, molhos, omeletes. 
Cascas: cascas de laranja, tangerina e maracujá costumam ser usadas para preparar geleias. As de maçã e mamão podem ser acrescentadas às vitaminas de frutas. Também é possível preparar chás com a casca de abacaxi, maçã, melancia e laranja. 
Sementes: quando torradas e moídas podem ser misturadas à farinha no preparo de bolos, pães e biscoitos. 
 
Atenção! O Ministério da Saúde alerta que o talo da mandioca não deve ser aproveitado, pois pode ser tóxico.
 
 
 
Não sabe o que fazer com a casca do abacaxi? Clique aqui e descubra uma receita deliciosa de Chá de Casca de Abacaxi e aprenda um pouco mais sobre essa fruta incrível e saborosa!

Texto: Rafaela Fusieger / Ilustração: Carolina Moura

Fonte: Texto: Rafaela Fusieger / Ilustração: Carolina Moura

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (12 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em