Voltar

Cereais integrais

Cereais integrais

Descubra por que incluí-los na alimentação diariamente pode ser garantia de mais saúde

Cereais integrais

21 Junho 2011


Muita gente não tem o hábito de consumi-los, muito mais por causa da aparência do que pelo sabor. Seja qual for a razão para deixar os cereais integrais fora da dieta, conhecer seus benefícios pode ser determinante para começar a enxergá-los de outra maneira e incorporá-los na alimentação.

Uma simples troca do pão branco pelo pão feito a partir do trigo integral é um exemplo de como obter mais benefícios para a saúde, uma vez que a qualidade do carboidrato é tão importante quanto a quantidade que se come. Cereais integrais são mais nutritivos, pois, por não serem processados, preservam o farelo e o germe do grão, locais em que estão grande parte das vitaminas e outros nutrientes. Eles são ricos em fibras, vitaminas, sais minerais e antioxidantes e pobres em gorduras saturadas. Além disso, podem atuar de forma a diminuir certos riscos para a saúde.

A Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) recomenda a ingestão de cereais integrais para a prevenção de doenças cardiovasculares, da obesidade, da diabetes tipo 2 e de alguns tipos de câncer. Veja outros benefícios que podem ser obtidos com a inclusão de grãos integrais a uma alimentação saudável e com a substituição de carboidratos refinados por produtos integrais:


• Diminuição da taxa de colesterol total e dos níveis de triglicerídeos;

• menor estímulo à produção de insulina em comparação com refinados, o que diminui o risco de desenvolver diabetes;

• efeito gastro-protetor;

• ajuda a prevenir constipação.

Sugestões para consumir grãos integrais
Trigo, aveia, arroz, quinua... a variedade de cereais para incorporar na dieta é grande, assim como a maneira de consumi-los. Confira algumas sugestões:

• Podem ser ingeridos através de vários produtos, como pães e massas. A dica é fazer sanduíches utilizando pães produzidos com cereais integrais;

• substituir o arroz branco pelo integral;

• no café da manhã, optar por cereais matinais integrais;

• misturar grãos à salada ou em vitaminas.



Taise Bertoldi

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Guia Veja de Medicina e Saúde (V.15), Harvard – School of Public Health.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em