Voltar

O que são antioxidantes?

O que são antioxidantes?

Entenda por que essas substâncias são tão importantes para o organismo e em quais alimentos é possível encontrá-los

O que são antioxidantes?

30 Janeiro 2019

Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo. Eles também podem favorecer o aumento da imunidade e a prevenção de doenças como artrite reumatoide, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e relacionadas ao envelhecimento, como o Alzheimer, entre outras.

 

 

Os antioxidantes mais conhecidos são as vitaminas A, C e E, que têm a capacidade de atrasar e até de inibir a oxidação celular, que é um processo natural que acontece em nosso corpo, e de auxiliar na regulação de radicais livres.

 

Onde são encontrados?

Há uma grande variedade de alimentos ricos em antioxidantes. Frutas, legumes, verduras, sementes e grãos são as principais fontes naturais. Como elas contêm alto teor de fibras e baixo teor de colesterol e gordura saturada, ganham um motivo a mais para serem consumidas.

Ervas, especiarias e até cacau e café também contêm essas substâncias que fazem bem ao organismo, o que significa que não é apenas no almoço e no jantar que elas podem estar presentes na dieta.

São alguns dos principais antioxidantes e exemplos de alimentos que são fontes dessas substâncias:

 

 

Consumo equilibrado

Porém, é preciso ter cautela quando o assunto é o consumo dos antioxidantes. Isso porque os radicais livres, que são seus alvos, também têm o seu papel. Além de colaborar com as defesas do organismo contra infecções, eles ajudam na conversão das células de gordura em músculos.

Especialistas ressaltam que prejudicial é o excesso de radicais livres no organismo, tornando-se tóxico. Combater o estresse, evitar o cigarro e o consumo de bebida alcoólica, a radiação ultravioleta do sol e a poluição ambiental são maneiras de ficar longe desse possível excesso.

Já em relação aos antioxidantes, garantir o seu consumo de forma natural é o mais indicado, evitando o consumo abusivo de suplementos. Vale sempre manter uma alimentação equilibrada e contar com a orientação de um profissional de saúde.

 

Existem inúmeros alimentos ricos em substâncias essenciais para uma boa saúde. Veja neste artigo exclusivo ótimas dicas para uma alimentação saudável. Clique e descubra!

Texto: Karina Fusco | Edição: Thaís Guimarães de Lima | Design: Alex Mendes

Fonte: MayoClinic, Associação Dietética Britânica e Universidade Estadual de Campinas

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (10 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em