Voltar

Olha a banana: 8 benefícios da fruta para a saúde

Olha a banana: 8 benefícios da fruta para a saúde

Conheça as propriedades e nutrientes da banana, suas vantagens para o bem-estar e como consumir este alimento tão versátil.

Olha a banana: 8 benefícios da fruta para a saúde

11 Novembro 2021

A banana não é só mais uma fruta no mercado ou na sua fruteira. O sabor que agrada o paladar de muita gente também pode ser suporte para uma alimentação saudável.

Vai sair e precisa de um lanchinho prático? Leve uma banana! Cheia de nutrientes, a fruta pode ser encontrada em todas as estações do ano, tem um preço bem acessível e fica uma delícia em receitas doces e salgadas, para serem servidas do café da manhã até o jantar.

 

 Confira a seguir mais motivos para amar a banana!

 

Propriedades e nutrientes da banana

Por que banana faz bem? 8 benefícios para a saúde

Afinal, a banana é uma aliada contra a diabetes?

Dicas para consumir banana no dia a dia

 

 

 

Propriedades e nutrientes da banana

 

A banana é uma fruta que é a cara do Brasil, concorda? Embora seja oriunda da China, a ela se adapta muito bem com nosso clima tropical, é produzida em todos os estados brasileiros e é a segunda fruta mais exportada, ficando atrás apenas da laranja.

Não é à toa que é uma fruta que representa bem o nosso país, afinal, é a que mais consumimos por aqui. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um brasileiro consome cerca de 25 kg de banana por ano.

Entre seus nutrientes estão as fibras, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, além de antioxidantes, triptofano e carboidratos.

Sim, são muitos nutrientes! Nas próximas linhas, você entenderá melhor como essas propriedades agem e beneficiam sua saúde.

 

Por que banana faz bem? 8 benefícios para seu bem-estar

Você acabou de ver como a banana é altamente nutritiva (e querida pelos brasileiros).

Podemos dizer que é uma fruta realmente poderosa e de grande importância para a saúde do corpo todo.

E não estamos falando apenas da saúde física, pois a saúde mental também é beneficiada quando a banana é consumida dentro de uma dieta balanceada.

Da próxima vez que você for comprar frutas, lembre-se destes benefícios da banana:

 

1.   Previne doenças cardiovasculares

A banana é rica em potássio, um mineral importante para todas as nossas células, que regula os batimentos cardíacos e garante o funcionamento dos músculos e nervos do corpo todo, inclusive do coração.

O potássio também controla os efeitos do sódio no organismo e, por isso, previne a hipertensão, um dos fatores de risco para infarto e doenças cardíacas.

 

2.   Ajuda nas funções cerebrais

Consumir banana regularmente ajuda nas atividades do cérebro, como raciocinar, memorizar e manter a concentração. A ingestão adequada de banana também reduz o risco de acidente vascular cerebral, conhecido como derrame.

O responsável por isso é o triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.

 

3.   Auxilia o bom humor

E, por falar em serotonina, está aí mais um poder da banana: melhora o humor e a sensação de bem-estar. Esse hormônio é essencial para o controle da ansiedade e ajuda na prevenção e no tratamento de quadros de depressão.

 

4.   Melhora o sono

Já falamos que a banana, além de ajudar a nivelar a serotonina, por causa do triptofano, e conter potássio, ainda tem vitamina B6. E esse trio é excelente para mantermos um sono de qualidade. Mais um ponto pra ela!

Experimente comer banana na última refeição do dia. Combinada a outros alimentos recomendados para você por um profissional, espere por uma noite de sono profundo.

 

5.   Traz energia para o corpo e reduz cãibras

Bom-humor e sono tranquilo trazem uma superdisposição e um resultado maravilhoso para a rotina.

Mas não é só por esses fatores que a banana é aliada do nosso corpo. Por causa da alta concentração de cálcio, do potássio e do magnésio, ela reduz as dores musculares e, em conjunto com uma boa hidratação, pode evitar as temidas cãibras, um tipo de contração involuntária e dolorosa do músculo associado à deficiência destes nutrientes.

Sua dose de carboidratos também traz bastante energia, por isso, é bem recomendada para alimentação antes da prática de atividades físicas.

 

6.   Aumenta a saciedade e contribui com a perda de peso

As fibras presentes na banana são capazes de desacelerar o esvaziamento gástrico, trazendo aquela sensação de saciedade. Combinada a outros alimentos também ricos em fibras, como chia ou aveia, pode ajudar ainda mais na perda de peso ou no emagrecimento.

 

7.   É benéfica para o sistema digestivo

A saciedade é importante, mas existem outras maneiras relevantes de a banana beneficiar o aparelho digestivo.

A fruta reequilibra a flora intestinal, ajuda na manutenção da integridade da mucosa intestinal (a parede interna dos intestinos) e reduz a produção de colesterol pelo fígado.

Leia também: Colesterol bom e colesterol ruim na alimentação

Junto com as fibras, o amido encontrado na banana verde melhora todo o trânsito do intestino. Em situações de diarreia e vômito, por exemplo, perde-se muito potássio. E qual fruta é rica em potássio, mesmo?

 

8.   Faz bem para a visão

A vitamina A e a vitamina C, ambas encontradas na banana, fazem muito bem para a saúde dos olhos. Uma alimentação carente de vitamina A pode causar um problema ocular chamado nictalopia, conhecido como cegueira noturna, que é a dificuldade de enxergar à noite ou em ambientes com baixa luminosidade.

 

 

Afinal, a banana é uma aliada contra a diabetes?

A banana verde possui baixo índice glicêmico. Isso significa que o amido contido nela é liberado lentamente no sangue, fazendo com que nosso pâncreas circule uma quantidade menor de insulina.

Confira aqui como fazer biomassa de banana verde, ela pode ser usada no preparo de muitas receitas e ainda ajuda a controlar a glicemia no sangue.

Mas e quem já tem diabetes pode comer banana madura? A resposta é sim, mas com moderação. As quantidades da fruta devem ser orientadas por um nutricionista, afinal, nenhum alimento em excesso faz bem.

Além de diabéticos, pessoas com problemas renais também devem consumir a fruta em menor quantidade, pois o organismo pode não regular o consumo de potássio da forma mais eficiente.

 

Dicas para consumir banana no dia a dia

 

Existem vários tipos de banana e todos são benéficos. Entre as variedades tradicionais de banana encontradas no Brasil, estão a banana-prata, banana-maçã, banana-da-terra, banana-ouro, banana-nanica e Pacovan.

A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.

Mas receitas com banana é o que não falta. São muitas opções que podem começar do café da manhã até o jantar.  Na vitamina, bolo, farofa ou ser feita grelhada para acompanhar um arroz ou assado. Várias possibilidades!

Portanto, aproveite a versatilidade da banana e encaixe o consumo como for melhor no seu dia a dia. Quer começar o dia bem? Coma no café da manhã. Uma sobremesa gostosa e saudável? Opte pela banana. Sempre com equilíbrio, aproveitando todos os seus benefícios e nutrientes!

 

Fonte: Embrapa


Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


Média (7 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em