Voltar

Você conhece os diferentes tipos de banana?

Você conhece os diferentes tipos de banana?

In natura ou em receitas, a banana é um alimento delicioso e versátil.

Você conhece os diferentes tipos de banana?

23 Janeiro 2024

 

Queridinha dos brasileiros (ela tem até um dia próprio, 22 de setembro), a banana se destaca não só pela sua versatilidade na culinária, mas também pelos seus benefícios para a saúde. São diversos tipos, com variadas cores e sabores. Mas o que as espécies têm em comum é uma composição rica em nutrientes que transformam uma fruta comum em uma aliada poderosa ao bem-estar.

 

Da banana-da-terra à banana nanica, cada tipo possui seus próprios pontos de destaque. Por isso, integrar as diversas variedades no seu cardápio pode ser uma maneira deliciosa de garantir mais receitas que fogem do tradicional e benefícios para a saúde.

 

Nesse artigo, vamos falar sobre os aspectos nutricionais de algumas espécies de banana e mostrar formas criativas de incorporá-las à sua alimentação. Tudo isso de forma simples e prática.

 

 

Muito sabor e versatilidade

 

A banana é um alimento-chave para incluir no cardápio. Entre os tipos mais consumidos in natura, podemos destacar algumas características que fazem da fruta presença constante nas casas brasileiras: sabor doce e agradável quando maduras, boa disponibilidade ao longo do ano, praticidade para lanches e versatilidade para receitas.

 

 

Banana prata

imagem de uma banana prata

Apesar de ser uma fruta natural da Ásia, a banana prata é uma das mais populares por aqui. Sua versatilidade é seu ponto forte, podendo ser consumida de várias formas: in natura, em vitaminas e smoothies, em sobremesas, em bolos e até em pratos salgados.

 

Com cerca de 106kcal por 100g, a banana prata é rica em fibras, cálcio, potássio, vitamina A, magnésio, carboidrato e vitamina C. Também é uma ótima fonte de nutrientes essenciais e energia, perfeita para consumo tanto no pré-treino quanto no pós.

 

Além de saborosa, a banana prata é boa para a imunidade, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, na melhora do humor e do sono, na produção de energia, na redução de dores musculares e cãibras. Ela também contribui com o aumento da saciedade e o funcionamento do sistema digestivo, em especial, do intestino.

 

Ficou com vontade de testar uma receita daquelas que fazem sucesso?

 

 

 

Banana ouro

imagem de um cacho de banana ouro

Como o nome já diz, a banana ouro tem coloração dourada quando madura, e o destaque vai para o seu sabor doce, textura cremosa e tamanho pequeno. Assim como outros tipos, é uma boa fonte de potássio, fibras e vitaminas.

 

Ela é uma ótima opção para grelhar, assar ou fritar, tanto em pratos doces quanto em pratos salgados.

 

Para incluir a banana ouro no seu cardápio, teste fazê-la grelhada com mel e canela ou assada com aveia e nozes. A fruta ainda funciona muito bem também em smoothies e panquecas.

 

 

Banana maçã

Imagem de bananas maçãs

A banana maçã tem forma mais curta e seu gosto tende mais para o cítrico, bem semelhante ao da maçã – daí seu nome. Com custo um pouco mais elevado, pode ser considerada uma fruta de luxo em algumas regiões.

 

É rica em potássio, vitaminas e carboidratos, mas seu sabor é o seu destaque. Por isso, é muito utilizada em saladas de frutas e smoothies, além de diversas sobremesas.

 

O consumo deve ser moderado, já que, ao contrário das outras bananas, ela pode prender o intestino.

 

 

Banana nanica

Imagem de uma banana nanica

Também conhecida como banana d'água e banana caturra, essa variedade é originária do Brasil e muito popular no país. Ela é maior que a banana prata, tem coloração amarela e polpa macia quando madura. Seu nome (nanica) se refere ao tamanho da bananeira em que ela nasce.

 

Comum em feiras e mercados, é conhecida pela sua durabilidade e versatilidade em sobremesas, como bolos, tortas, doces, entre outros. Suas propriedades nutricionais semelhantes às demais variedades consumidas in natura.

 

Se você ficou com vontade de provar uma receita diferente, aproveite para explorar esse biscoito de banana.

 

 

Banana da terra

Imagem de bananas da terra

Com casca grossa e cor tonalidade amarelo escura quando madura, é uma das maiores variedades de banana. Dependendo da região, pode ser conhecida por nomes como banana-da-china e banana-verde.

 

Mais rígida e com sabor menos adocicado, ela é mais consumida frita ou cozida. Além disso, é muito utilizada em pratos salgados, como o tartar de banana. Assim como as outras bananas, ela é rica em fibras, potássio e vitaminas.

 

 

Como conservar a banana

 

O armazenamento correto da banana é fundamental para evitar desperdícios. Por isso, o mais adequado é deixar as bananas amadurecerem em temperatura ambiente, em um local fresco e seco.

 

E, para aumentar a sua vida útil, uma boa estratégia é separar cada unidade do cacho assim que chegar em casa. É que a banana produz um gás natural chamado etileno, responsável por acelerar o processo de amadurecimento. Ao separá-las, você retarda o apodrecimento.

 

Já tinha ouvido falar disso? Coloque em prática!

 

Os benefícios da banana são inúmeros e o que não falta é opção de receitas que podem ajudar seu cardápio a ficar mais variado e rico. Que tal incluir mais desse alimento coringa na sua dieta?

 

 

Fontes: Abrafrutas, Ministério da Saúde (1), Ministério da Saúde (2), Ministério da Saúde (3)

 

Agência SA 365 | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


Média (1760 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em