Voltar

Pensando em virar vegetariano?

Pensando em virar vegetariano?

Confira como obter proteína através de alimentos de origem vegetal

Pensando em virar vegetariano?

14 Março 2014

Seja por proteção aos animais, por motivos de saúde, por crenças religiosas ou para apoiar a escolha do restante da família, cada vez mais pessoas buscam por alimentação livre do consumo de carne animal. No Brasil, mais de 15 milhões de pessoas já se declaram vegetarianas, segundo dados de 2012 do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). Em geral, quem adota esse tipo de dieta opta por uma alimentação que se baseia em plantas, com variedade de frutas, vegetais, grãos, cereais, legumes e leguminosas. Existem, porém, várias vertentes do vegetarianismo, cada qual com suas particularidades. Entenda:

A dieta vegetariana exclui qualquer carne e derivados animais. Também seguem a mesma linha os adeptos da dieta vegana, que ainda boicotam quaisquer produtos de origem animal ou que são testados nos bichos, como a lã, a seda, o couro e a maioria dos cosméticos e maquiagens encontrados no comércio. Há ainda os vegetarianos que comem ovos, na dieta ovovegetariana; leite e laticínios, na dieta lactovegetariana, ou os dois, ovolactovegetariana.



Leia mais

>>>Aplicativos para manter a saúde

>>>Nozes, avelãs, castanhas: incluí-las ou não na dieta?

Quando bem planejadas, as dietas vegetarianas promovem crescimento e desenvolvimento adequados, sem carência de nutrientes. A proteína, por exemplo, encontrada em abundância na carne, pode ser obtida em quantidade suficiente através da inclusão de outros alimentos nas refeições. Esse nutriente é fundamental para o bom funcionamento psicológico, produção de anticorpos, enzimas e hormônios, crescimento e reparação de músculos e ossos, entre outras funções. Confira algumas fontes saudáveis de proteína. No infográfico abaixo, a comparação dos teores de proteínas equivale a uma porção de 100 gramas. Para ver as informações, passe o mouse sobre o alimento:


Média (5 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em