Voltar

Tofu: uma boa opção para variar o cardápio

Tofu: uma boa opção para variar o cardápio

Típico da culinária oriental, o queijo de soja oferece benefícios à saúde

Tofu: uma boa opção para variar o cardápio

9 Janeiro 2023

 

 

Imagem de tofu cortado em cubos

 

Você já experimentou tofu?

Essa espécie de queijo vegetal é típica da culinária oriental milenar. Talvez você já o tenha provado no missoshiro, a tradicional sopa feita à base de caldo de peixe e missô servida em restaurantes japoneses.

Mas o tofu tem possibilidades que vão muito além desses cubinhos cozidos. Ele vem ganhando espaço e novos sabores em outros pratos – até na brasileiríssima feijoada, em sua versão vegana.

Rico em proteínas, pobre em gorduras e com sabor neutro, o tofu pode ser utilizado em pratos doces ou salgados, oferecendo benefícios à saúde de quem o consome.

 

Mas atenção: é preciso evitar o excesso. Assim como qualquer alimento, ele deve ser aproveitado dentro de uma dieta variada e equilibrada.

 

 

 

Vamos conhecer mais sobre esse ingrediente?
Neste artigo, vamos ver:

O que é tofu

Benefícios nutricionais do tofu

Como usar?

 

 

O que é tofu?

 

O tofu é o produto da coagulação do extrato da soja. Dito de forma mais simples: tofu é o queijo que se extrai do processo de coalhada do leite de soja.

Ele é composto basicamente do extrato ou leite da soja e sulfato de magnésio (que é o agente coagulante). Depois de aquecida, essa mistura gera coágulos que serão prensados e refrigerados, formando o tofu.

 

 

Benefícios nutricionais do tofu

 

O tofu é um alimento de baixa caloria, pouca gordura, rico em proteínas e em minerais como potássio, ferro, cálcio e magnésio. Essas propriedades tornam o tofu um importante aliado da saúde dos músculos e dos ossos. Por não conter colesterol, ele é benéfico também para o sistema cardiovascular.

Confira as propriedades nutricionais de 100 gramas de tofu ao lado das propriedades nutricionais de 100 gramas do queijo coalho, segundo a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA):

 

  100 g de tofu 100 g de queijo coalho

Energia

68 kcal 

335 kcal

Carboidrato

2,13 g 

1,94 g 

Proteína

6,55 g 

23,7 g 

Lipídios

 3 95 g

25,9 g 

Fibra alimentar

0,75 g 

Colesterol

80,2 mg 

Cálcio

80,8 mg 

731 mg 

Ferro

1,43 mg

0,23 mg 

Sódio

1,21 mg

526 mg 

Magnésio

38,2 mg 

28,5 mg 

Fósforo

121 mg 

423 mg 

Potássio

181 mg 

126 mg 

Tofu e Quejo coalho

 

 

 

Como usar o tofu em receitas

 

Receitas com tofu

 

O tofu é quase insípido, sem sabor marcante. O que poderia ser uma desvantagem se transforma em uma de suas forças na cozinha: a versatilidade. Como é bastante poroso, o tofu absorve bem os temperos, podendo ser usado de diferentes formas na cozinha.

Ele pode ser consumido cru, da mesma forma que um queijo. Nesse caso, sugere-se a adição de um pouco de azeite de oliva ou temperos a gosto para conferir mais sabor.

 

Defumado, o tofu ajuda a temperar a versão vegana da feijoada. Ele se transforma num ótimo petisco crocante quando assado, e também pode ser uma forma de adicionar proteína em saladas. Antes de levá-lo ao forno, é bom deixar marinando para pegar sabor.

 

Quer uma dica de molho para marinar?

Experimente uma misturinha de óleo de gergelim, gengibre, orégano e sal. Mas essa é apenas uma das possibilidades. Solte sua criatividade na cozinha!

 

 

Se você busca uma opção mais leve para o churrasco, a sugestão é espetinho de tofu com legumes! Sirva com molhos agridoces levemente apimentados.

E pode ter tofu na sobremesa também! Na mousse de chocolate sem leite, é ele quem garante a consistência da textura. E também pode substituir o cream cheese e na receita de cheesecake – ou tofucake, para ser mais preciso.

Os cubinhos de tofu refogados ou assados com os temperos da sua preferência, também rendem versões veganas de poke, substituindo o peixe. Gostou da ideia? Então confira uma receita de poke aqui

 

 

Fontes: TBCA | UDESC BR | SBAN | UFN


Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


Média (123 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em