Voltar

Dia dos pais

Dia dos pais

No próximo domingo, que tal proporcionar ao seu pai momentos que fortaleçam a relação?

Dia dos pais

9 Agosto 2013

O segundo domingo de agosto está aí e isso significa que logo, logo os pais de todo o Brasil vão ganhar um dia de atenção especial. A dica é que, melhor do que dar qualquer presente material, o Dia dos Pais é uma oportunidade de criar momentos que fortaleçam a relação entre pais e filhos. E sabia que nosso organismo da uma ajudinha a transformar os momentos com os pais mais prazerosos? A provável responsável é a ocitocina, um hormônio que, de acordo com alguns estudos, quando ativado é capaz de fortalecer a conexão afetiva entre as pessoas.

Conhecida anteriormente como uma substância relacionada à reprodução das mulheres, – devido ao seu papel importante durante o parto e a amamentação – a ocitocina é atualmente chamada por alguns cientistas de “hormônio da confiança”, “do amor” e “do fortalecimento de relações”. Hoje, acredita-se que tanto a mãe quanto o pai sentem um forte sentido em cultivar laços afetivos com os filhos, o que pode ser devido aos efeitos desse hormônio no cérebro. Acontece que a ocitocina parece precisar de um empurrãozinho para ser produzida.

Confira cinco maneiras simples de fortalecer a relação com o seu pai no próximo domingo:

  • Abraçar

    Estudos mostram que dar abraços longos, de 20 a 30 segundos, podem aumenta os níveis de ocitocina no corpo, até mesmo se o abraço for entre estranhos. O diretor do Centro de Estudos Neuroeconômicos Paul J. Zak – descobridor dos efeitos positivos da substância nas relações – recomenda a quantidade de oito abraços por dia para aumentar o nível do hormônio no corpo e usufruir de um estado de felicidade duradouro. Abraçar quem amamos já é gostoso, porque não exagerar um pouco no Dia dos Pais?

  • Fazer massagem nas costas

    Durante uma pesquisa que durou mais de 30 anos, a fisiologista sueca Kerstin Uvnäs mostrou que o hormônio ocitocina pode ser liberado no corpo por consequência do toque de outras pessoas. Ótima razão para dar de presente para o pai uma massagem caprichada nas costas, hein?

  • Andar de montanha-russa

    Andar de montanha-russa, de trem-fantasma, pular de bunguee-jump, sair para assistir a um filme de terror, ou fazer qualquer outra atividade que provoque fortes emoções junto de alguém é uma maneira eficaz de fortalecer as relações afetivas. Experimente!

  • Assistir a um filme

    Mas não qualquer um! De preferência um daqueles bem dramáticos e emocionantes. Segundo Paul J. Zak, o cérebro de quem assiste a esses filmes processa a trama e os personagens como se eles estivessem no mesmo cômodo que os espectadores, provocando um sentimento de empatia. A dica é preparar a pipoca e convencer o pai de assistir uma sessão de filmes bem emotiva!

  • Dançar

    Qual foi a última vez que você dançou com o seu pai? Independente da idade, dançar faz bem e também pode aumentar os níveis do “hormônio da confiança”. Que tal colocar as músicas preferidas de vocês dois e convidá-lo para dançar?


Nathale Ethel Fragnani e Designer: Robinson Zimmermann

Fonte: National Institutes of Health, WebMD, Everyday Health, TED: Ideas Worth Spreading, moralmolecule.com

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em