Voltar

Dicas para o lanche escolar

Dicas para o lanche escolar

A boa apresentação dos alimentos está entre as estratégias para fazer com que a criança tenha mais interesse pela comida

Dicas para o lanche escolar

10 Fevereiro 2017
Com o ano letivo iniciando, uma nova tarefa costuma ganhar espaço no dia a dia dos pais: o preparo do lanche escolar. É comum ouvir pais relatando que grande parte dos alimentos que os filhos levam para a escola voltam intactos. Com um universo de tentações industrializas, nem sempre saudáveis, torna-se um desafio preparar opções de lanche escolar que sejam nutritivas e, ao mesmo tempo, apetitosas aos olhos das crianças. 

O sanduíche com queijo é item clássico das merendas caseiras, mas é possível variar e incorporar outros itens. Essa alternância de opções garante mais sabor para a hora do recreio e ajuda a evitar que a criança ou o adolescente mencione que está enjoado das opções. Além disso, vale a pena ter um cuidado a mais com a apresentação do lanche e também avaliar se o alimento é fácil de manusear. Abaixo listamos diversas dicas para inspirar e facilitar a missão de preparar o lanche escolar. 
 
 
• Escolha um recipiente que facilite o manuseio do lanche. Se possível, opte por algum que atraia a atenção da criança, com estampa de um personagem de desenho animado, por exemplo. 
 
• Procure embalar os lanches de diferentes formas. Para as crianças mais novas, corte os sanduíches em formatos variáveis - triângulos, quadrados ou tiras. É possível também usar a imaginação e fazer um sanduíche “zebra”, usando uma fatia de pão branco e uma fatia de pão marrom (integral).
 
• Certifique-se de que os alimentos são fáceis de manusear e comer. Algumas crianças desistem ao identificar embalagens complicadas ou que sujam as mãos. Com as frutas, por exemplo, procure maneiras de facilitar a ingestão – remova a casca da laranja, corte os kiwis ao meio, prepare salada de frutas, etc.
 
• Se o apetite da criança for pequeno, ofereça porções menores. Metade de um sanduíche pode ser mais apropriado do que um inteiro.
 
• Para o lanche ser atrativo é preciso também variar na escolha dos alimentos. Temos algumas sugestões: 
 

Texto: Rafaela Fusieger

Fonte: Victoria State Governement – Better Health Channel

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em