Voltar

Esportes em família

Esportes em família

No quintal de casa, na praça ou na quadra; alguns esportes podem ser praticados junto com os filhos, favorecendo a família toda

Esportes em família

31 Dezembro 2018

 

A prática de atividades físicas na infância ajuda as crianças a desenvolver habilidades, a combater o sedentarismo e a cultivar o gosto pelo esporte, entre outros benefícios que repercutem diretamente na sua saúde e qualidade de vida. Independentemente da modalidade, é importante que a criança se divirta e conte com o apoio da família.

E que tal expressar esse apoio na prática? Afinal, os benefícios do esporte se estendem para toda a família e a atividade física pode se tornar ainda mais prazerosa para os pequenos se for praticada na companhia dos pais.

Aproveitando o verão, as férias e o clima propício para reunir a família em atividades de lazer, listamos alguns esportes que podem ser praticados junto com os filhos.

 

Ciclismo

Ensinar o pequeno a andar de bicicleta é um dos momentos mais simbólicos entre pais e filhos e, a partir daí, pedalar pode ser um bom programa em família. Os passeios de bicicleta incentivam a aproximação dos integrantes da família, servem de estímulo para as crianças cultivarem atitudes sustentáveis e combatem o sedentarismo.

 

Futebol

Os esportes coletivos trazem muitos benefícios. Além dos físicos, como melhora da força, equilíbrio e agilidade, podem contribuir também para a disciplina, comprometimento, foco e trabalho em equipe. E uma partida de futebol descontraída no fim de semana também pode ser uma maneira fácil e divertida de reunir a família.

 

Vôlei de praia

Vai para a praia com a família? Todos podem interagir praticando alguma atividade física à beira mar, e o vôlei de praia está entre os esportes mais populares para a ocasião. Além de também entrar na lista dos esportes coletivos, nos quais a família toda pode participar, o vôlei de praia também tem o diferencial da prática na areia, que demanda grande gasto energético e estimula a coordenação motora, além do benefício do impacto reduzido.

 

Xadrez

Também há atividades que podem ser feitas dentro de casa. É o caso do xadrez, jogo atrativo para todas as idades e que estimula o desenvolvimento lógico e criativo, entre outros benefícios, por isso, pode ser inserido na vida dos filhos desde crianças. Além de proporcionar um momento de interação pai e filho, o jogo trabalha o raciocínio, a paciência e o respeito ao próximo, lições que o pequeno pode levar para o seu dia a dia.

 

Boliche

Tem a oportunidade de jogar boliche? Aproveite esse momento de lazer em que cabe a família toda. A modalidade é uma alternativa que une o exercício físico ao lazer, fortalecendo os músculos, combatendo o estresse e exercitando a coordenação motora. O trabalho em equipe que a prática incentiva também pode contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares.


Texto: Thaís Guimarães de Lima / Design: Alex Mendes

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministério do Esporte, Ministério da Educação e Hospital Israelita Albert Einstein

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em