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Como estimular crianças com síndrome de Down

Como estimular crianças com síndrome de Down

Dicas para promover um desenvolvimento acolhedor e divertido

Como estimular crianças com síndrome de Down

13 Março 2023

 

A síndrome de Down é uma condição genética não rara (presente em 1 a cada 700 bebês nascidos no Brasil segundo a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down), e tem influência no desenvolvimento físico e mental da pessoa.

 

Hoje há muito mais informação e menos estigma sobre a condição, mas ainda assim é normal que dúvidas surjam sobre como dar o melhor ambiente para o bebê ou a criança.

As crianças com síndrome de Down podem crescer e se realizar na sociedade, estudando, trabalhando, tendo amigos, formando família ou vivendo sozinhas. Mas precisam de mais tempo e de estímulos extras para isso.

Criança com síndrome de down

Como todas as crianças, elas contam com a influência de pessoas próximas, principalmente familiares e amigos. No caso de bebês e crianças com síndrome de Down, a confiança de que conseguem superar obstáculos e quebrar barreiras vem muito do incentivo recebido.

Além disso, é importante contar com uma rede de apoio especializado, com pediatra, fisioterapeuta e fonoaudiólogo que compreendam as particularidades de cada criança e possam auxiliar em relação a necessidades específicas do desenvolvimento neurológico e motor.

 

Veja a seguir alguns pontos que precisam de sua atenção em diferentes etapas do desenvolvimento da criança com síndrome de Down:

Estimulando bebês com síndrome de Down
Estimulando crianças com síndrome de Down
Promovendo maior qualidade de vida para pessoas com síndrome de Down

 

 

Em casa: estimulando bebês com síndrome de Down

As crianças com síndrome de Down têm grande potencial de desenvolvimento, mas precisam de mais tempo e de estímulos extras para aprimorarem suas habilidades naturais.

Algumas barreiras podem ser relacionadas a fatores físicos, como a hipotonia (baixo tônus muscular, que pode atrasar o desenvolvimento corporal), a língua grande que faz com que passe mais tempo com a boca aberta, e uma maior flexibilidade das articulações. Também podem ocorrer fragilidades de sistema coronário, respiratório ou digestivo.

 

Como estimular crianças com síndrome de down em casa

Jogos com peças de encaixar, livros com diferentes texturas, tapetes de atividades e túneis de tecido são brincadeiras e passatempos divertidos que desafiam e estimulam os sentidos. Considere também atividades com rolos e bolas grandes, em que a criança possa escorregar o próprio corpo, para aprender a engatinhar.

Em relação à mastigação e fala, podem ser necessárias sessões com fonoaudiólogos e ortodontistas para o acompanhamento. Esses profissionais podem indicar exercícios para fortalecimento do maxilar e boca, adequados para cada idade, que vão incentivar o desenvolvimento dessa musculatura.

É normal que a fala se desenvolva um pouco mais tarde, primeiramente com palavras isoladas. Mas isso não é motivo para não estar atento e estimulando desde cedo. Uma forma de fazer isso é usar rimas, cantigas e histórias que despertem seu interesse. Lembre-se de sempre elogiar as tentativas de comunicação por parte da criança.

 

Tenha paciência e criatividade, tanto com o bebê quanto com você mesmo. É importante fazer os exercícios e atividades diariamente, não apenas para colocar na rotina da criança, mas para estar sempre incentivando o desenvolvimento de suas habilidades.

 

E não deixe de participar da vida do bebê. Distribua abraços, beijos e muito carinho!

 

 

E os maiorzinhos?
Estimulando as crianças com síndrome de Down

 

A chegada da idade escolar é uma fase cheia de alegrias, mas também de desafios. E para a criança com síndrome de Down não é diferente. Os trajetos para a escola, a adaptação à nova rotina e o convívio com outras crianças são oportunidades de promover o desenvolvimento fora de casa.

Para ter a melhor experiência possível, ela precisa ter confiança para ultrapassar esses novos obstáculos e desenvolver sua sociabilidade, sempre incentivada pela família e pelo grupo escolar.

 

Alguns estímulos que ajudam o desenvolvimento da criança com síndrome de Down são:

Brincadeiras que podem ser feitas em casa, como desenhar e pintar, caminhar por diferentes "circuitos" construídos ou desenhados no chão
Montar "cantinhos" agradáveis no próprio quarto, por exemplo, barracas de tecido com almofadas: um espaço onde a criança se sinta acolhida
Também vale propor brincadeiras que incentivam o desenvolvimento cognitivo e que todas as crianças gostam, como memória e dominó

 

 

Saiba mais sobre brincadeiras adequadas para diferentes fases do desenvolvimento da criança.

 

Diversão para todos:
como promover a qualidade de vida para pessoas com síndrome de Down

Qualidade de vida pessoas com síndrome de down

Síndrome de Down não significa impedimento para autonomia ou comprometimento intelectual. Uma pessoa com a condição pode fazer parte de atividades sociais, da educação tradicional e do mercado de trabalho. Relações afetivas e amorosas também fazem parte da vida das pessoas com Down.

O que atrapalha, na verdade, é o preconceito e a desinformação, infelizmente ainda muito comuns. O fator determinante para o bom desenvolvimento para as pessoas com essa síndrome é o estímulo recebido ao longo da vida.

 

O carinho, a atenção, o ambiente sadio, o incentivo à autonomia e a inclusão na vida social são partes determinantes desse estímulo.

 

Também é comum e errôneo acreditar que pessoas com a síndrome de Down têm um "tipo" de personalidade. Embora existam características físicas identificáveis, como os olhos mais fechados ou a baixa estatura, elas têm personalidades, particularidades e ambições próprias — como todas as pessoas.

 

Respeitar as diferenças, combater preconceitos e promover o acolhimento são as atitudes mais importantes para garantir a melhor qualidade de vida para elas.

 

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Fontes: SBP |  Movimento Down 1, 2 | Ministério da Saíde | Amigo Panda


Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


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