Voltar

SUS passa a oferecer vacina contra catapora

SUS passa a oferecer vacina contra catapora

A dose de tetra viral imuniza crianças de 15 meses que já tomaram a tríplice

SUS passa a oferecer vacina contra catapora

11 Setembro 2013
A partir desse mês, setembro, será possível vacinar as crianças contra a varicela, mais conhecida como catapora, em toda a rede pública de saúde. A chamada tetra viral será disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) e irá imunizar os pequenos também contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, sendo uma substituição da vacina tríplice viral, presente no Calendário Nacional de Vacinação infantil do Ministério da Saúde.

A nova vacina será ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da tríplice aos 12 meses de idade. Até esse mês, só era possível proteger os pequenos contra a catapora na rede particular de saúde ou na rede pública em casos de surto da doença. Com a inclusão da tetra viral no SUS, o Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das pessoas hospitalizadas com febre e erupções avermelhadas e coceira no corpo, sintomas comuns da catapora.

A previsão do Ministério da Saúde é que todas as 34 mil salas de vacinação no Brasil estarão com as doses da vacina disponíveis até o final desse mês.

Nathale Ethel Fragnani e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Ministério da Saúde, Estadão

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.