Movimentações Cadastrais


Com o objetivo de oferecer mais conforto e agilidade no atendimento, a Unimed Nova Iguaçu disponibilizou o serviço on-line para atualização cadastral, inclusão, exclusão e demais movimentações contratuais. 
 
Importante:

Contrato coletivo empresarial: qualquer movimentação no seu contrato deverá ser solicitada ao RH da sua empresa, que, posteriormente, direcionará ao setor de Cadastro da Unimed Nova Iguaçu.

Benefício do demitido/aposentado: a adesão desse benefício deverá ser realizada pelo titular, de acordo com as diretrizes da Resolução Normativa nº 488/22 da ANS.
Contrato individual ou familiar / coletivo por adesão: a solicitação deverá ser realizada pelo (a) contratante ou titular, através do Portal do Cliente (clique aqui para acessar). Caso ainda não tenha acesso, clique aqui para realizar o seu cadastro.

Beneficiário inativo: as solicitações deverão ser realizadas através da nossa Central de Atendimento 24 horas (21 3759-8200, 21 3844-9100 ou 0800 282 4464) ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 17h, em nossa sede administrativa (Rua Humberto Gentil Baroni, 180 - Centro - Nova Iguaçu - RJ).

Para saber mais informações, clique abaixo no serviço desejado:

Alteração Cadastral 
       
Como acessar:
1 - Clique aqui e acesse o site (área restrita - será solicitado login e senha)
2 - Clique na aba ALTERAÇÃO CADASTRAL e selecione a opção desejada
3 - Em seguida, siga as instruções da tela e preencha os dados solicitados
4 - Após, clique em ENVIAR FORMULÁRIO. Você receberá automaticamente no e-mail cadastrado o protocolo do seu atendimento

Informações complementares:
- Em todas as solicitações de alteração será necessário anexar um documento oficial de identificação do contratante (foto ou digitalizado)
- Anexar um documento comprobatório da alteração desejada (foto ou digitalizado)
- Na troca de responsabilidade contratual, é permitido que o novo contratante seja o próprio titular maior de idade ou o curador; em caso de o titular ser menor de idade, o responsável legal poderá ser o pai, a mãe ou o tutor.
Solicitação de 2º via do cartão Unimed 
       
Como acessar:
1 - Clique aqui e acesse o site (área restrita - será solicitado login e senha)
2 - Clique na aba SOLICITAÇÃO e selecione a opção 2º VIA DO CARTÃO UNIMED
3 - Em seguida, siga as instruções da tela e preencha os dados solicitados
4 - Após, clique em ENVIAR FORMULÁRIO. Você receberá automaticamente no e-mail cadastrado o protocolo do seu atendimento

Informações complementares:
- Anexar um documento oficial de identificação do contratante e/ou titular (foto ou digitalizado)
Solicitação de declaração de portabilidade
       
Como acessar:
1 - Clique aqui e acesse o site (área restrita - será solicitado login e senha)
2 - Clique na aba SOLICITAÇÃO e selecione a opção DECLARAÇÃO DE PORTABILIDADE
3 - Em seguida, siga as instruções da tela e preencha os dados solicitados
4 - Após, clique em ENVIAR FORMULÁRIO. Você receberá automaticamente no e-mail cadastrado o protocolo do seu atendimento

Informações complementares:
- Anexar um documento oficial de identificação do solicitante (foto ou digitalizado)
- O contratante poderá solicitar a declaração de todos os beneficiários vinculados ao contrato
- O titular poderá solicitar a declaração de todos os beneficiários vinculados ao contrato, desde que seja maior de idade
- O dependente somente poderá solicitar a sua própria declaração, desde que seja maior de idade
Solicitação de inclusão de dependente
       
Será permitida a inclusão de dependente em relação ao beneficiário titular, de acordo com as cláusulas do seu contrato.  

Como acessar:
1 - Clique aqui e acesse o site (área restrita - será solicitado login e senha)
2 - Clique na aba INCLUSÃO DE BENEFICIÁRIO e selecione a opção INCLUSÃO DE DEPENDENTES
3 - Em seguida, siga as instruções da tela e preencha os dados solicitados
4 - Após, clique em ENVIAR FORMULÁRIO. Você receberá automaticamente no e-mail cadastrado o protocolo do seu atendimento

Caso queira saber mais informações sobre valores e os tipos de acomodação do seu plano, depois de acessar o Portal do Cliente, clique na aba AJUDA e preencha os dados solicitados.  

Informações complementares:
- Anexar um documento oficial de identificação do contratante (foto ou digitalizado)
- Certidão de nascimento (foto ou digitalizado)
- Certidão de casamento e/ou escritura declaratória (foto ou digitalizado)
- Identidade e CPF do dependente (foto ou digitalizado)
Serviços adicionais ao contrato (Remissão “PARJ” e Seguro de Vida)
       
Como acessar:
1 - Clique aqui e acesse o site (área restrita - será solicitado login e senha)
2 - Clique na aba SERVIÇOS e selecione a opção SERVIÇOS ADICIONAIS
3 - Em seguida, siga as instruções da tela e preencha os dados solicitados
4 - Após, clique em ENVIAR FORMULÁRIO. Você receberá automaticamente no e-mail cadastrado o protocolo do seu atendimento

Caso queira saber mais informações sobre serviços adicionais, depois de acessar o Portal do Cliente, clique na aba AJUDA e preencha os dados solicitados.  

Informações complementares:
- Selecione uma das opções: Remissão (PARJ) ou Seguro de Vida e clique no ícone ANEXO DE DOCUMENTO para saber quais são os documentos necessários.
Serviços opcionais ao contrato (Unimed Urgente e Transporte Aeromédico)
       
Como acessar:
1 - Clique aqui e acesse o site (área restrita - será solicitado login e senha)
2 - Clique na aba SERVIÇOS e selecione a opção SERVIÇOS OPCIONAIS
3 - Em seguida, siga as instruções da tela e preencha os dados solicitados
4 - Após, clique em ENVIAR FORMULÁRIO. Você receberá automaticamente no e-mail cadastrado o protocolo do seu atendimento

Caso queira saber mais informações sobre serviços opcionais, depois de acessar o Portal do Cliente, clique na aba AJUDA e preencha os dados solicitados.  
Informações complementares:
- Anexar um documento oficial de identificação do solicitante (foto ou digitalizado)
Cancelamento de contrato e/ou beneficiário
       
Como acessar:
1 - Clique aqui e acesse o site (área restrita - será solicitado login e senha)
2 - Clique na aba CANCELAMENTO e selecione a opção desejada
3 - Em seguida, siga as instruções da tela e preencha os dados solicitados
4 - Após, clique em ENVIAR FORMULÁRIO. Você receberá automaticamente no e-mail cadastrado o protocolo do seu atendimento

Informações complementares:
- Anexar um documento oficial de identificação do contratante (foto ou digitalizado)
- Para cancelamento por óbito do beneficiário, será necessário anexar a certidão de óbito (foto ou digitalizado)
Adesão ao benefício do demitido e/ou aposentado
       
O ex-empregado demitido/exonerado sem justa causa ou aposentado poderá optar pela manutenção da condição de beneficiário no prazo máximo de 30 (trinta) dias, em resposta à comunicação do empregador, formalizada no ato da rescisão contratual, conforme art.10 da Resolução Normativa nº 488/22 da ANS. 

Como acessar:
1 - Clique aqui e acesse o site
2 - Em seguida, siga as instruções da tela e preencha os dados solicitados
3 - Após, clique em ENVIAR FORMULÁRIO. Você receberá automaticamente no e-mail cadastrado o protocolo do seu atendimento

Informações complementares:
Documentos obrigatórios
• Rescisão de contrato homologada - frente e verso, incluindo a página da assinatura do empregado e do empregador (foto ou digitalizado)
• 3 últimos contracheques (foto ou digitalizado)
• Comprovante de residência (foto ou digitalizado)
• Carta de concessão - apenas para aposentados (foto ou digitalizado)
• RG e CPF (foto ou digitalizado)
• Carteira de trabalho digital - PDF gerado no ícone contratos 

Documentos complementares
• Declaração de tempo de permanência - fornecido pelo empregador, onde deverá constar a data início e a data fim da cobertura assistencial em cada plano de saúde (foto ou digitalizado)
Solicitação de inclusão de dependente - demitido e/ou aposentado
       
Será permitida a inclusão de dependente em relação ao beneficiário titular, de acordo com Resolução Normativa 488/22 da ANS.

Como acessar:
1 - Clique aqui e acesse o site
2 - Em seguida, siga as instruções da tela e preencha os dados solicitados
3 - Após, clique em ENVIAR FORMULÁRIO. Você receberá automaticamente no e-mail cadastrado o protocolo do seu atendimento

Informações complementares:
- Anexar um documento oficial de identificação do contratante (foto ou digitalizado)
- Certidão de nascimento (foto ou digitalizado)
- Certidão de casamento e/ou escritura declaratória (foto ou digitalizado)
- Identidade e CPF do dependente (foto ou digitalizado)
Solicitação e/ou alteração cadastral - demitido e/ou aposentado
       
Alteração da data de nascimento, nome, CPF, endereço, e-mail, telefone ou solicitação de 2º via de cartão Unimed e de declaração de portabilidade.

Como acessar:
1 - Clique aqui e acesse o site
2 - Em seguida, siga as instruções da tela e preencha os dados solicitados
3 - Após, clique em ENVIAR FORMULÁRIO. Você receberá automaticamente no e-mail cadastrado o protocolo do seu atendimento

Informações complementares:
- Em todas as solicitações será necessário anexar um documento oficial de identificação do titular (foto ou digitalizado)
- Anexar um documento comprobatório da alteração desejada (foto ou digitalizado)
Em caso de dúvidas, acesse o Portal do Cliente e clique na aba AJUDA para nos enviar uma mensagem, ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento, que funciona 24 horas, através dos telefones: (21) 3759-8200, (21) 3844-9100 ou 0800 282 4464.