Voltar

É brincando que se aprende

É brincando que se aprende

É brincando que se aprende

A direção em que o mundo está caminhando nas últimas décadas é comprovadamente insustentável. A capacidade do planeta em fornecer bens e serviços naturais aos seres humanos está exigindo das empresas ações que vão além da diminuição da emissão de poluentes ou da utilização da matéria-prima de forma sustentável. Cabe também, promover a conscientização socioambiental da comunidade onde atuam e da sociedade em geral.

Na Unimed Planalto Médio, foi através de uma Gincana Ecológica que a Responsabilidade Socioambiental estimulou a promoção de boas práticas no cotidiano dos colaboradores, como estendeu a aplicabilidade de seus ensinamentos para a vida pessoal de cada participante.

Durante a Semana do Meio Ambiente que aconteceu entre os dias 03 e 07 de junho, sete equipes se uniram para cumprir as 10 tarefas que foram repassadas a cada dia, tais como: separação do lixo; criação de mascote com materiais ecológicos e de reaproveitamento; criação de um brinquedo com materiais de reaproveitamento; descarte de cartões plásticos e recolhimento de lacres de alumínio; calculadora de emissão de CO2; elaboração de jogo educativo com o tema meio ambiente; conhecimentos gerais sobre meio ambiente; projeto jardim sustentável que será aplicado em muro da cooperativa; comentário sobre a importância e aprendizado adquirido com a atividade e quiz ecológico.

Todas as tarefas foram desenvolvidas a partir da implantação dos projetos locais e oriundos da Unimed do Brasil voltados à Responsabilidade Socioambiental e sua posterior divulgação. Para a Analista de Responsabilidade Socioambiental, Fernanda Bée, dessa forma foi possível direcionar aos colaboradores um olhar mais atento aos recursos naturais e promover a sustentabilidade coletiva.

No dia 15 de junho, foi divulgada a classificação geral das equipes da Gincana Ecológica e realizada a entrega da premiação à equipe vencedora. Todos os participantes receberam mimos como lembrança da atividade. Os brinquedos confeccionados com materiais de reaproveitamento serão doados a uma instituição apoiada pela Unimed Planalto Médio.

Representantes das equipes com os brinquedos produzidos com materiais de reaproveitamento.

Integrantes da equipe vencedora com os mascotes.


Por Carolina Carvalho