Compromissos públicos


A Unimed do Brasil assume perante a sociedade os seguintes compromissos públicos:
  

Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção do Instituto ETHOS

O Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção busca unir empresas que têm o objetivo de promover um mercado mais íntegro e ético e erradicar o suborno e a corrupção.

Ao se tornar signatária do pacto, a Unimed do Brasil assume o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus colaboradores e partes interessadas, a fim de que ela seja cumprida integralmente, bem como se compromete a vedar qualquer forma de suborno e primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário.

Acesse o botão abaixo e conheça mais sobre o Pacto Empresarial contra a Corrupção e as empresas signatárias:

foto ilustrativa

  

Pacto Global da ONU

Somos signatários do Pacto Global das Nações Unidas (ONU)

Este compromisso reflete o empenho da Unimed do Brasil em alinhar nossa essência e estratégia aos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Com a divulgação pela Organização das Nações Unidas (ONU) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nessa agenda. Neste sentido, a partir de um Diagnóstico ESG realizado pela área de Sustentabilidade, foram definidas ações de curto, médio e longo prazos, com recomendações para auxiliar no avanço da agenda ESG, o que se reflete principalmente na priorização dos ODS em alinhamento ao negócio e ao planejamento estratégico.

A Unimed do Brasil aderiu a dois movimentos da frente Ambição 2030 do Pacto Global: o Movimento Transparência 100%, em dezembro de 2022, que encoraja as empresas a ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade. Esse movimento está diretamente alinhado ao ODS 16, que indica a promoção de Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Um outro Movimento aderido pela Confederação, em janeiro de 2023, foi o Mente em Foco, que objetiva a criação de programas estruturantes de saúde mental e está correlacionado ao ODS 3, que corresponde ao objetivo da promoção de Saúde e Bem-Estar. 

Uma outra entrega de conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como parte do nosso compromisso, publicamos em 2024 o Comunicado de Progresso (CoP), um relatório detalhado das ações e avanços realizados em conformidade com os princípios do Pacto Global. Acesse aqui o conteúdo na íntegra.

Outras iniciativas que conectam a Unimed do Brasil ao Pacto Global da ONU podem ser acessadas nas edições anuais do nosso Relatório Integrado de Sustentabilidade.

foto ilustrativa

Saiba mais sobre os movimentos aderidos pela Unimed do Brasil:

Movimento Transparência 100%

O Movimento Transparência 100% é a primeira iniciativa de fomento a transparência corporativa do Brasil. Tem como objetivo encorajar e capacitar as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade em empresas de destaque para torná-las mais resilientes e exemplos de sucesso para as demais do país.

A Unimed do Brasil aderiu ao movimento como empresa participante com os seguintes compromissos:

•  100% de transparência das interações com a administração pública

•  Remuneração 100% íntegra da alta administração

•  100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade

•   100% de transparência da estrutura de compliance e governança

•   100% transparência sobre os canais de denúncias

Para saber mais sobre a governança corporativa da Unimed do Brasil

Movimento Mente em Foco

A Unimed do Brasil aderiu ao Movimento Mente em Foco, instituído pelo Pacto Global da ONU do Brasil, maior ação de sustentabilidade corporativa do mundo. A iniciativa convida empresas e organizações brasileiras a agir em benefício de seus colaboradores e da sociedade no combate ao estigma e ao preconceito social ao redor da saúde mental.

O movimento traz para o centro das decisões das empresas a pauta da saúde mental, estimula a discussão sobre o tema, estabelece ações concretas e de suporte as empresas a fim de contribuir para a criação de ambientes de trabalho saudáveis. O objetivo é que a saúde mental seja tratada não apenas como uma medida emergencial, mas, de forma preventiva e humanizada, como um tema perene e que faça parte da estratégia de negócio das companhias – um avanço no ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).

As empresas que aderiram ao movimento possuem 6 compromissos a serem atingidos até 2030:

•  Ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento

•  Oferecer orientação e manejo de crises

•  Garantir a avaliação permanente dos colaboradores

•  Manter gestores engajados, com capacitação para atuar em relação ao tema e orientação sobre as melhores condutas, sendo agentes de transformação

•  Criar um programa antiestigma: promover debates abertos e intervenções em grupo com assuntos que busquem reduzir o estigma relacionado ao sofrimento psíquico, inserindo-o como pauta permanente na organização

•  Promover ações de incentivo à saúde mental: campanhas e iniciativas para incentivar práticas culturais, esportivas, de nutrição, bem-estar, educação, entre outras, a partir de demandas identificadas

Para saber mais sobre o os movimentos