Voltar Simpósio Nacional apoiado pela Unimed Chapecó reune 280 profissionais

Simpósio Nacional apoiado pela Unimed Chapecó reune 280 profissionais

        06 de março, 2024
Com a presença de profissionais de renome nacional e internacional, discutindo questões relacionadas à abordagem oncológica neurocirúrgica, proporcionando técnicas inovadoras e estratégias avançadas para o tratamento de tumores cerebrais, ocorreu no último fim de semana o I Simpósio Nacional do Departamento Oncologia e 53° Encontro da Sociedade Catarinense de Neurocirurgia em Chapecó. A iniciativa foi da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, com o apoio da Unimed Chapecó. O evento reuniu 280 participantes, entre médicos, acadêmicos e demais profissionais de saúde, no auditório do Hotel Mogano Premium.

Um dos pontos altos do evento foi uma cirurgia transmitida ao vivo para os participantes, com o paciente acordado e comentada por grandes nomes da área neuro-oncologia. A presença do convidado do maior centro de neuro-oncologia da Europa, o Montpellier, Dr. Jesús Martin-Fernandez, contribuiu com ensinamentos de longo prazo e atualizados ao público presente.

O simpósio abordou, como temáticas principais, a utilização de fluoresceína na neurocirurgia oncológica, epilepsia e tumores cerebrais e abordagem minimamente invasiva em neurocirurgia oncológica, marcadores prognósticos no Glioblastoma e abordagem aos tumores de insula, cuidados paliativos no paciente neuro oncológico e abordagem dos gliomas de alto grau.

Também foram estudadas neuroplasticidade em gliomas, o avanço da neuronavegação na abordagem das lesões tumorais cerebrais, radioterapia intraoperatória no sistema nervoso central, planejamento cirúrgico para tumores em áreas eloquentes, controvérsias do tratamento cirúrgico nos glioblastomas. Outros temas de impactos da Inteligência Artificial no diagnostico medico, agendamento seguro - o que fazer?, a cirurgia muito antes da incisão, organização e provisionamento da sala cirúrgica - o circulante com um papel fundamental, engenharia clínica: a importância do acompanhamento durante o procedimento e estimulação magnética transcraniana nos tumores cerebrais.

De acordo com um dos coordenadores do evento e médico cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Marcelo Lemos Vieira da Cunha, o simpósio atingiu o número máximo de inscritos, uma grata surpresa para os organizadores. “A Unimed Chapecó é parceira em eventos de inovação. Sobretudo um destaque muito importante da cooperativa é o Simpósio de Neurorradiologia, evidenciando o parque tecnológico, onde neurocirurgiões, pessoas que atuam tratando tumor cerebral podem, de antemão, mesmo antes da cirurgia, ter noção exatamente da patologia que está lidando, mudando radicalmente o planejamento do tratamento e como abordar o paciente em relação a situações neurológicas”, ressaltou.

Cunha destacou o momento pós-pandemia que estamos vivendo. “Focamos neste evento não só em palestras, mas em parte prática, interação entre os participantes. São várias especialidades, médicas e não médicas, com cursos teóricos-práticos, modelos extremamente realistas”.

Contribuição da Unimed Chapecó
Com o tema “Agendamento Seguro - O que fazer? A Cirurgia muito antes da incisão”, o enfermeiro do Hospital Unimed Chapecó, Luciano Coltro, realizou uma palestra no primeiro dia do Simpósio, na sexta-feira (01). “O agendamento é a primeira etapa de procedimento com o paciente. Debatemos o fluxo, iniciando desde o consultório médico até recebermos a informação do agendamento no hospital, os preparativos para o dia da cirurgia e efetivação do agendamento em si. São muitas as etapas preparatórias do paciente e da família, além da organização do setor, provisionamento de recursos, de equipe e preparação da estrutura antes da realização dessa cirurgia. Esse contato é importante para que o paciente não desista de fazer o procedimento, principalmente em casos graves e tranquilize tanto ele como a família”, explica.

Luciano frisa, ainda, que o agendamento adequado e uma cirurgia bem organizada e estruturada é o que o hospital da Unimed Chapecó oferece atualmente, com protocolos de segurança e selos de acreditações. “A Unimed apoiou esse evento e possibilitou mostrar o nosso trabalho, qualidade e segurança no atendimento”.

O médico radiologista da Unimed Chapecó, Mateus Broetto, abordou, no segundo dia de evento, as modernas técnicas de imagem na avaliação de tumor cerebral durante o Simpósio Satélite Unimed. “O Simpósio fortaleceu a posição de referência da Unimed Chapecó em nossa região, ao apoiar e contribuir para a comunidade científica da cidade e região”.

Broetto destacou os métodos avançados de imagem na avaliação dos gliomas e tumores cerebrais. “A Unimed Chapecó se posicionou muito bem nesse segmento e possui todos os métodos para trabalhar. Nosso parque de máquinas é muito avançado e mostramos que não é preciso ir longe para fazer um procedimento que se faz fora do país. A evolução tecnológica da ciência e a medicina, para conseguir detectar precocemente doenças e situações dos pacientes, é algo constante e muito importante”.

A estudante do quinto período de medicina em Planalto, no Paraná, Vanessa Christmann de 20 anos, teve conhecimento do evento através de uma professora da instituição, que faz parte da comissão organizadora, e teve o interesse despertado. “Esses simpósios agregam muito conhecimento aos profissionais, além de acrescentaram na bagagem dos estudantes que estão em formação, como é o meu caso. Foram dois dias muito ricos em conhecimento e possibilitaram troca de experiência com especialistas em diversas áreas”.