Governança Corporativa

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle (IBGC, 2014).

Para a Unimed de Araçatuba, é o conjunto de mecanismos e controles internos ou externos, que permite aos Agentes de Governança (cooperados, conselhos e executivos) definir e assegurar a execução dos objetivos da Cooperativa, garantindo sua perenidade e os princípios cooperativistas.

ÓRGÃOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NA UNIMED DE ARAÇATUBA

Assembleia Geral

É a principal instância dos médicos cooperados. Nas Assembleias são eleitos os agentes de governança e apresentados os principais projetos da cooperativa e realizadas as deliberações em conjunto. A Assembleia é a principal representação da governança corporativa.

Conselho de Administração

Sua função é a de tomar decisões sobre a condução dos negócios certificar do retorno do investimento a longo prazo, bem como a maximização dos resultados e a sustentabilidade da cooperativa.

Conselho Fiscal

Tem como missão, fiscalizar a gestão, as operações financeiras e a prestação de contas, recomendando ou não sua aprovação pela Assembleia Geral.

Conselho Técnico

Constituído por médicos cooperados eleitos em Assembleia Geral para mandato de 3 anos. Dentre as atribuições, cabe ao conselho discutir e deliberar sobre questões de desvios de conduta e transgressões legais, promovendo a instauração e a condução dos processos administrativos para apurar possíveis infrações às normas internas cometidas por cooperados.

Diretoria Executiva

Responde, de forma colegiada, pela gestão e pelo alcance dos resultados, seguindo as diretrizes do Conselho de Administração e as deliberações da Assembleia Geral.

Estrutura Organizacional

Os princípios de boa de governança refletem a estrutura organizacional da Unimed de Araçatuba.