Governança Corporativa

O QUE É GOVERNANÇA CORPORATIVA?

“Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização. Isso é feito através da definição e clareza dos regimentos internos, fluxos decisórios, código de conduta e papéis de toda a empresa”.

Através da definição de regras, condutas e procedimentos claros que devem ser seguidos, há uma profissionalização da gestão, uma vez que as decisões serão tomadas com base em diretrizes sólidas, o que aumenta as chances de acertos.

Para tal, a governança é baseada em alguns princípios como equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Fonte: Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, do IBGC-Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

Responsive Image
Além da adequação de suas práticas gerenciais baseadas nos princípios básicos do cooperativismo, a cooperativa busca seguir os princípios que norteiam a Governança Corporativa, são eles:

 

Transparência

Consiste em um princípio que visa disponibilizar as informações que sejam do interesse das partes interessadas e não apenas as impostas por disposições de leis e/ou regulamentos. Tais informações não se devem restringir apenas ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.

 

Equidade

É caracterizada pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando-se em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

 

Prestação de contas

Conhecido também como accountabbility, refere-se a prestação de contas realizada pelos agentes de governança referente aos seus atos de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, com a adoção integral das consequências de tais atos e omissões e uma atuação com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

 

Responsabilidade Corporativa

Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.) no curto, médio e longo prazos.
Responsive Image

Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade

A Unimed do Brasil criou o Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade com o objetivo de estimular as cooperativas do sistema a adotarem boas práticas de gestão e sustentabilidade.
Iniciativas como esta são importantes pois instituições voltadas para a promoção da saúde tem ganhos que vão além da melhoria da gestão, como o aumento da entrega de valor em saúde para os pacientes.


Participamos do processo de manutenção do Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade 2021 e, com o empenho das nossas equipes, demonstramos nosso comprometimento na implementação de melhores práticas. 

Isso quer dizer que estamos no caminho certo do aprimoramento, promovendo práticas voltadas à governança e gestão, com potencial para ampliar a sua abrangência e profissionalização quanto a ferramentas, estratégia e processos.