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Aqui, você encontra as principais orientações para utilização adequada do seu plano de saúde.

Acesse os canais e confira tudo o que a Unimed pode lhe oferecer.  

Principais dúvidas sobre a utilização do plano

Planos

Trata-se da pessoa jurídica que administra os planos privados de assistência à saúde e os disponibiliza para venda.
É um contrato individual ou coletivo que garante a prestação de serviços médicos para assistência à saúde, por tempo indeterminado e sem teto máximo, conforme contratado pelo segurado ou empresa. Os planos de saúde no Brasil são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O plano considerado individual/familiar é aquele contratado diretamente por uma pessoa física junto à operadora. Os membros da família podem participar do plano como dependentes, conforme definido no contrato.
Os planos coletivos são contratados por pessoas jurídicas para funcionários, servidores públicos e profissionais pertencentes a conselhos, sindicatos, entidades de classe, etc. O plano coletivo pode ser empresarial ou por adesão.
É aquele contratado por pessoa jurídica, constituído ou formado para uma população delimitada e vinculada à pessoa jurídica por relação empregatícia ou estatutária (servidor público). Podem ser incluídos, como dependentes, o cônjuge ou o(a) companheiro(a), os(as) filhos(as) e os(as) enteados(as) do beneficiário titular.
É aquele contratado por pessoa jurídica, constituído ou formatado para uma população que mantenha vínculo associativo com uma pessoa jurídica de caráter profissional, classista ou setorial. A adesão ao plano é espontânea e opcional. Podem ser incluídos, como dependentes, o cônjuge ou o(a) companheiro(a), os(as) filhos(a) e os(as) enteados(as) do beneficiário titular.
Um dos maiores desafios para o setor de saúde é a inflação médica, que em todo o mundo é muito superior à inflação que mede os demais preços da economia. Insumos, medicamentos, materiais, equipamentos, diárias em clínicas e hospitais sofrem reajustes que impactam a precificação das mensalidades. Outros fatores, como o aumento da utilização do plano e a incorporação de novas tecnologias, por vezes mais caras que as existentes, também influenciam no custo dos planos.

Carências

Carência é um prazo que, após cumprido, concede ao beneficiário o direito a determinado procedimento/atendimento, após a aquisição do plano de saúde. 
As carências estão especificadas em contrato, firmado entre as partes. Dessa forma, será necessário consultar o documento contratual para organizar-se quanto aos prazos de realização de determinados procedimentos.
É o período de 24 (vinte e quatro) meses de suspensão de atendimento para procedimentos de alta complexidade, cirúrgicos e leitos de alta tecnologia diretamente relacionados a doença ou lesão preexistente que o beneficiário saiba ser portador no momento de contratação do plano de saúde. Consulte seu contrato para verificar se esta regra se aplica ao seu caso.
Não. Conforme legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS), o plano de saúde é obrigado a oferecer somente o que estiver no contrato, de acordo com a segmentação (plano referência, ambulatorial, hospitalar, obstetrícia, odontológica e suas combinações) e a cobertura para itens descritos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, disponível em www.ans.gov.br Caso o contrato tenha cláusula de cobertura para procedimento que não esteja no Rol da ANS, o plano é obrigado a cobri-lo também.

Cobertura

Essa modalidade garante a cobertura para consultas, exames complementares, procedimentos e cirurgias realizadas em consultório/ambulatório. Não cobre as internações clínicas ou cirúrgicas e partos. As coberturas mínimas desse plano são estabelecidas pela ANS no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
A cobertura hospitalar cobre as despesas com as internações clínicas e cirúrgicas, bem como os exames e procedimentos realizados no decorrer da internação, desde que estejam contemplados no Rol de Procedimentos ou no contrato.

Liberação de Procedimentos

Ao considerar as variações no processo de liberação, o beneficiário deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC – 0800 160 3900). Durante a ligação, serão fornecidas orientações especificas de como proceder para liberar exames e procedimentos.
No Manual do Cliente você também encontrará informações importantes sobre o seu plano e o Sistema Unimed.

Solicitação da 2ª via de boleto

Clique aqui e informe o número do CPF/CPNJ do contratante do plano. O site disponibilizará os dados que constam mensalidade pendente pagamento. 

Comprovação de pagamento para IR

Clique aqui, preencha seus dados e retire o seu demonstrativo de imposto de renda.

Cartão do Plano

Você receberá em até 20 dias após o início da vigência do contrato ou da adesão ao plano. 
Pessoa física: Para retirada do cartão, você deve comparecer na sede da Unimed Barbacena (Rua Júlio Augusto de Araújo, 224 Bairro Boa Morte, Barbcena-MG) e procurar o setor de Cadastro.
Pessoa jurídica: O cartão será entregue ao contratante.
Se o seu plano for coletivo (empresarial ou adesão), entre em contato com a empresa ou associação. Se o seu plano for individual, entre em contato com a Unimed Barbacena (32)3339-3913.
A apresentação do cartão é obrigatória em todo e qualquer atendimento.
A data de validade estará impressa no cartão. Você o receberá em até 20 dias após o início da vigência.
 
Dependendo do local de atendimento, sim. Alguns prestadores de serviço ainda precisam da apresentação do cartão magnético, não sendo possível efetivar o atendimento via cartão virtual. Por isso, o ideal é estar sempre portando o cartão Unimed. 
O cartão virtual poderá ser utilizado em prestadores de serviços que consigam efetivar o atendimento via cartão virtual. Alguns prestadores ainda não possuem essa facilidade.

Abrangência geográfica

A Unimed oferece planos de abrangência nacional, estadual ou local. Para saber qual a abrangência de seu plano, basta conferir, na frente e no verso do seu cartão de identificação da Unimed, o que está escrito após a palavra "Abrangência". Em caso de dúvidas, entrar em contato via Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC 0800 160 3900).
Para atendimento fora da região do beneficiário, é acionada a modalidade Intercâmbio, que garante o acesso a qualquer uma das unidades credenciadas. A relação de instituições médicas cadastradas pode ser consultada no Guia Médico, via aplicativo ou no site da Cooperativa. 
Obs.: Nem todos os credenciados da rede Unimed local possuem o credenciamento para Intercâmbio, por este motivo, o beneficiário deve fazer a consulta da unidade previamente. 

Guia Médico

Você pode acessar o Guia Médico diretamente no site da Unimed Barbacena ou no aplicativo Unimed Cliente. 
É o conjunto de estabelecimentos, incluindo equipamentos e recursos humanos, que prestam os serviços de assistência à saúde. A rede pode ser própria ou contratada. 

Atendimento Intercâmbio

Quando você está em uma cidade ou região diferente daquela onde o plano foi contratado e precisa de atendimento médico, estabelece-se o regime de Intercâmbio. Desde que observada a abrangência geográfica contratada, esse processo permite ao beneficiário realizar seus procedimentos em outra Unimed, após o cumprimento das carências contratuais.
Exemplo: Você é cliente da Unimed X, possui um plano nacional e necessita de atednimento eletivo na cidade Y. Nessa situação, você é um cliente em Intercâmbio. 

Solicitação da 2ª via de cartões

Se o seu plano for individual, entre em contato com a Unimed Barbacena pelos Canais de Atendimento.
Se o seu plano for coletivo (empresarial ou adesão), faz-se necessário solicitar à empresa ou à entidade de classe à qual está associado.

Urgência e Emergência

Situações de urgência são casos resultantes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional. Situações de emergência são aquelas que implicam risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis assim declaradas pelo médico assistente. 
Conforme legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS), a cobertura para urgência/emergência é garantida 24 horas após a vigência do contrato. Caso seja solicitada, a cobertura deve estar dentro das regras estabelecidas pela Agência para cada tipo de plano: ambulatorial, hospitalar sem e com obstetrícia, plano referência. Em relação à internação para atendimento ambulatorial, o prazo de cobertura é de 12 horas. Se o beneficiário não puder arcar com os custos do hospital credenciado após este período, o transporte para um hospital público deverá ser realizado sob responsabilidade da Operadora. Caso o beneficiário ou responsável legal opte pela internação no hospital privado, a Operadora não tem obrigatoriedade pelo transporte.
Se o médico assistente determinar, por escrito, a impossibilidade de transferência por questões clínicas, o beneficiário ou familiar pode negociar as despesas para continuidade do atendimento com o hospital. Neste caso, a Operadora não pode assumir qualquer responsabilidade, após as 12 horas de atendimento inicial.

Guia Médico

Assista ao vídeo sobre o novo Guia Médico, e saiba como realizar pesquisas.
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