Sistema Unimed

Sistema Unimed

Responsive Image
No fim da década de 1960, a medicina assistencial no Brasil atravessava um momento de grande efervescência pela perplexidade que as transformações estruturais da Previdência Social traziam. Houve a unificação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) no Instituto Nacional de Assistência Médica de Previdência Social (INPS), que, mais tarde, viria a se transformar no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), extinto em 1990 para dar lugar ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da queda no padrão de atendimento, as mudanças levaram ao surgimento de seguradoras de saúde, à mercantilização da medicina e à proletarização do profissional médico, que ficava impedido de exercer com liberdade e dignidade a sua atividade. Em resposta, surgiu a primeira cooperativa de trabalho na área de medicina do País e das Américas: a União dos Médicos – Unimed, fundada na cidade de Santos (SP), em 1967.

Fonte: Unimed do Brasil

Nossa estrutura
 

Somos 345 cooperativas

117 mil médicos cooperados

17,5 milhões de beneficiários

2.405 hospitais credenciados

131 hospitais próprios

Além de prontos atendimentos, laboratórios, centros de diagnósticos e clínicas para garantir a qualidade da assistência prestada aos beneficiários.

*Dados atualizados semestralmente

Responsive Image
Responsive Image

36%

de participação no
mercado nacional de
planos de saúde
Responsive Image

133 mil

empregos diretos
gerados pelo
Sistema Unimed
Responsive Image

23%

dos médicos
do Brasil atendem
Unimed

Investimos na valorização dos médicos e praticamos uma medicina humana, próxima, cooperativa e especialista

A Unimed acredita na diversidade, na sinergia, na singularidade, na interdependência e na união, ampliando seu papel no mundo por meio do comprometimento com as transformações sociais.

Foi o propósito de cuidar da saúde das pessoas que impulsionou a união de médicos e criou um sistema com um jeito de cuidar muito especial: o Jeito de Cuidar Unimed, que busca inovação e melhorias contínuas para fazer o cuidado ser percebido por todos os nossos públicos e pela sociedade.