Componentes do Modelo

Framework

Em investigações preliminares, verificou-se que existe uma grande diversidade de situações entre as singulares, causada pelo ambiente de negócios, histórico, características de equipes, tamanho da singular e a própria maturidade dos processos corporativos.
Assim, não seria viável, adequado ou mesmo justo, estabelecer um único cenário de qualificação de processos para todas as singulares. Visando atender todos os requisitos que são necessários, o modelo proposto estruturou um conjunto de cenários de qualificação.
Um cenário é um conjunto de processos inerente à geração e suporte de serviços de TI que devem estar em uma certa maturidade. Foram gerados 14 cenários, que atendem os diversos momentos de todas as singulares. Muitos cenários guardam relação entre si e, em alguns casos, um cenário é a evolução de outro mais simples. Para dar coerência e maior facilidade de compreensão, reunimos os cenários em três trilhas distintas:
Sustentabilidade: essa trilha põe foco nos processos de suporte de serviços já existentes e na manutenção da qualidade do serviço em operação.
Desenvolvimento e Inovação: o foco dos cenários nesta trilha são os processos de proposição, criação ou manutenção de novos serviços e tecnologias.
Gestão: os cenários agrupados nesta trilha referem-se a processos com foco na geração e acompanhamento da estratégia de TI.