Notícias

Encerramento das atividades do CTU em 2022 foi um sucesso

Em ano especial, campeonato deu espaço para festival de basquete
Texto: Amanda Medeiros
Design: Divulgação/Unimed Centro-Oeste Paulista
        10 de janeiro, 2023
Com 99 jogos realizados em três cidades, o Centro de Treinamento Unimed (CTU) encerrou suas atividades de 2022 no dia 04/12, em Marília. No total, 250 jogadoras e técnicos, e 25 pessoas das equipes de apoio (árbitros e colaboradores das Unimeds) participaram do festival. Com a retomada dos treinos presenciais apenas no final de 2021, a competição foi sublimada para que a participação fosse mais valorizada e as equipes ganhassem ritmo de jogo novamente. Ou seja, todas as atletas foram premiadas. Vale destacar que o CTU está presente em Adamantina, Assis, Botucatu, Lençóis Paulista, Marília, Presidente Prudente e Tupã.
Já em 2022 foi realizado um jogo inicial no Ginásio de Esporte Clube Noroeste "Panela de Pressão", em que as meninas assistiram ao treino do Bauru Basket e interagiram com os jogadores. Eles deram uma pequena palestra motivacional e tiraram fotos com todos.
 

Centro de Treinamento Unimed (CTU)
Com base no modelo de sucesso desenvolvido pela Unimed de Ourinhos no Projeto Gente Feliz, a Unimed Centro-Oeste Paulista criou em 2005 o Centro de Treinamento Unimed (CTU), que oferece apoio financeiro e institucional às demais cooperativas da Unimed da região para o desenvolvimento do projeto para meninas em situação de vulnerabilidade social, entre 7 e 14 anos.
O projeto tem como objetivo proporcionar a oportunidade de aprendizado do basquetebol como meio de inclusão social, realizada por professores preparados, dentro de ambientes seguros e saudáveis, para meninas residentes nas imediações das áreas de desenvolvimento do Projeto. 
Paralelamente, o CTU cria as condições necessárias para que estas crianças e adolescentes sejam devidamente inseridas na sociedade com a merecida autoestima e com melhores condições de competitividade. 
Com o apoio das cooperativas da região, as meninas recebem materiais esportivos e apoio na formação social com ciclo de palestras relativas à saúde, cidadania, higiene pessoal, alimentação, ambiente familiar, sexualidade na infância, alertas contra as drogas, entre outros assuntos.
A Intrafederativa disponibiliza uma verba mensal para a execução e manutenção do projeto e oferece todo o suporte necessário às Singulares participantes, estimulando e facilitando o intercâmbio entre os pólos de treinamento mantidos pelas Unimeds da região, por meio de jogos, torneios e visitas de monitoramento para acompanhar o desempenho e a frequência escolar das meninas, além de promover reuniões periódicas para troca de experiências entre as Singulares atuantes.