Responsabilidade Social e Ambiental

A Unimed dissemina a Responsabilidade Social e Ambiental e incentiva a prática entre as cooperativas de todo o Brasil, contribuindo para o fortalecimento dos princípios do cooperativismo e para a construção de uma sociedade mais justa. O cooperativismo, isto é, a união de pessoas por um objetivo comum, faz parte dos pilares de sustentação da Unimed, sendo um de seus desígnios o interesse pelo bem-estar da comunidade da qual a cooperativa faz parte. Logo, desde sua fundação, o Sistema Unimed carrega consigo a responsabilidade social como um dos valores de sua atuação.


A Unimed Centro Oeste Paulista atua de forma responsável no seu dia a dia e reforça este conceito nos programas e projetos que possibilitam a inclusão social por meio esporte e da cultura. Também se preocupa com a preservação do meio ambiente através de projetos que visam diminuir o impacto ambiental causado pelo consumo excessivo de materiais considerados nocivos e provenientes de recursos da natureza.


Atitudes Sustentáveis

A Unimed Centro-Oeste Paulista preocupada em preservar os recursos naturais do planeta e promover a sustentabilidade da comunidade da qual faz parte, promove ações efetivas para o desenvolvimento de projetos internos e externos, como por exemplo, a reciclagem do lixo da cooperativa, onde realizamos a coleta seletiva (plásticos, papéis, metais, vidros, orgânicos e resíduos não-recicláveis) e conscientizamos os colaboradores por meio de cartazes e e-mails explicando a importância da seleção e correta destinação dos resíduos.

Também substituímos a utilização de copos plásticos por canecas reutilizáveis personalizadas com a caricatura de cada colaborador. Os papéis impressos são reaproveitados como rascunhos e bloquinhos de anotação, além disso grande parte dos materiais impressos são feitos por gráficas certificadas com o selo FSC (Forest Stewardship Council). Tal selo garante a procedência, a qualidade e o manejo responsável do papel, valorizando, dessa maneira, o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais.

A cooperativa conta com o serviço de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) que atua na digitalização de documentos e informações importantes dos setores, permitindo a consulta digital por meio de login e senha. Este serviço auxilia na redução das impressões e consequentemente no volume do arquivo físico de documentos.

Ainda contribuindo para o meio ambiente, a Intrafederativa em parceria com a Unimed Bauru, apoia o desenvolvimento do Projeto Recicla Lâmpada, que consiste em fazer o correto descarte das lâmpadas fluorescentes evitando assim a contaminação do solo com o mercúrio. Outro projeto que foi implantado em 2011 em parceria com a AMUCOP foi o papa-pilhas que tem o intuito de promover o descarte correto de pilhas e baterias usadas. O papa-pilhas é um galão de 5 litros, sustentado por uma estrutura de cano de PVC, que foi produzido por um voluntário da associação. Nessa estrutura os colaboradores podem depositar pilhas sem carga que são encaminhadas para uma empresa especializada no descarte correto desse tipo de material.

Responsive Image