Notícias

Hemodinâmica Unimed Botucatu avança com sucesso nos procedimentos

Pacientes têm rápida recuperação
Texto: Solange Serafim
Design: Divulgação/Unimed Botucatu
        08 de setembro, 2022
Inaugurado há dois meses, o Serviço de Hemodinâmica da Unimed Botucatu já contabiliza 60 procedimentos realizados com sucesso. Localizado no Hospital da Unimed Botucatu - Unidade II, conta com a retaguarda do Centro Cirúrgico, UTI e com uma equipe de anestesistas 24h, oferecendo segurança na execução dos procedimentos realizados.
Só para citar alguns dos casos, no dia 10 de agosto, a equipe de vascular foi bem-sucedida no procedimento de correção de aneurisma de grandes vasos. Para conseguirem o êxito no procedimento, a equipe teve que proteger a lesão do paciente, recobrindo-a com prótese. O procedimento foi realizado com apenas dois cortes mínimos, seguido com a técnica endovascular (através do vaso). A técnica permitiu uma recuperação rápida do paciente de 75 anos. Os médicos Dr. Rafael Pimenta, Dr. Celso Pizarro, Dr. Vito Castiglia e Dra. Mariana Secondo foram os responsáveis pelo procedimento.
No dia 17 de agosto, a equipe de neurointervenção também realizou uma cirurgia de alta complexidade. Chefiada pelo Dr. Carlos Clayton Macedo de Freitas e pelo Dr. Gabriel Modolo, realizou uma embolização de aneurisma cerebral com a técnica endovascular minimamente invasiva. Eles puncionaram uma artéria e navegaram pelo vaso até a região intracraniana, onde se localizava o aneurisma. O paciente com 71 anos de idade teve alta no dia seguinte e comemorou a rápida recuperação.
Ambos os pacientes vieram encaminhados de outras cidades, mostrando que a Hemodinâmica da Unimed Botucatu – que possui um dos mais modernos aparelhos em operação no país e equipe altamente capacitada e titulada - se torna referência na região.

Maior demanda 
A cardiologia intervencionista é a especialidade com maior demanda de exames. Os especialistas Dr. Fábio C. Carvalho e Dr. Luís Alexandre F. Cicchetto já contabilizam mais de 40 exames no recente serviço da Unimed Botucatu. Os exames realizados pela cardiologia intervencionista normalmente são constituídos de punção na artéria e são aplicados tanto para realizar o diagnóstico quanto para realizar o tratamento das lesões coronarianas.
No dia 19 de agosto, a equipe de cardiologia intervencionista, juntamente com o médico convidado Dr. Guy Fernando Prado, conseguiu, com técnica endovascular, êxito num procedimento em que a primeira indicação de tratamento era cirúrgica, com ponte de safena. Porém, com a idade avançada de 85 anos, os médicos intervencionistas tiveram que estudar muito o caso para abordar com apenas uma punção na artéria radial e tratamento por via endovascular. Foi um caso difícil e o resultado foi dos mais gratificantes para todos os envolvidos. O paciente saiu de alta hospitalar no dia seguinte.
 

Porque a Hemodinâmica é sucesso
Os diferenciais dessas técnicas minimamente invasivas são: mínima abertura/punção no paciente, possibilitando navegar pelo vaso e diagnosticar com mais precisão as lesões, para propor tratamentos efetivos.
O maior beneficiado dessa técnica é o paciente, afinal, sai com um diagnóstico preciso e tem uma recuperação rápida no pós-tratamento. 
"Os procedimentos endovasculares são feitos com técnicas percutâneas, guiados por cateteres, sendo minimamente invasivos, ou seja, sem necessidade de grandes cirurgias. Essa técnica diminui os riscos de infecções e o período de internação do paciente”, avalia o Dr. Carlos Clayton.
Os exames realizados por procedimentos minimamente invasivos oferecidos pela Unimed Botucatu são:
  • Cateterismo cardíaco;
  • Angioplastia Coronária com implante de stent;
  • Quimioembolização Hepática;
  • Fechamento de comunicação interatrial e de forame oval;
  • Implante de transcateter de prótese valvar aórtica;
  • Angiografia Cerebral;
  • Embolização de aneurismas cerebrais rotos e não rotos;
  • Embolização de tumores;
  • Trombectomia no acidente vascular cerebral – AVC - isquêmico agudo;
  • Angioplastia de carótidas;
  • Tratamento de malformação artério-venosa;
  • Arteriografia de membros superiores e inferiores;
  • Angioplastia de membros superiores e inferiores;
  • Correção endovascular de aneurisma e dissecção de aorta;
  • Tratamento de tromboses arteriais e venosas.
Para mais informações e agendamentos: (14) 3514-0500 - Ramais 3046/3035 ou (14) 99809-7495.