Notícias

Hospital Unimed Bauru completa 23 anos e anuncia transplante de medula óssea para 2023

Aniversário foi comemorado com ações internas, como almoço/jantar especial para médicos e colaboradores no refeitório da instituição
Texto: Rose Araujo
Design: Divulgação/Unimed Bauru
        04 de novembro, 2022
Ao completar 23 anos de atividades no último dia 22 de outubro, a diretoria do Hospital Unimed Bauru anunciou uma importante novidade para a área da oncologia. A implantação, já em 2023, do setor de Transplante de Medula Óssea (TMO), que irá funcionar conjugado à estrutura da Terapia Antineoplásica. 
“Iremos promover a reforma e ampliação dessa área para o atendimento ambulatorial e hospitalar em carácter exclusivo, ou seja, permitirá assistir aos pacientes elegíveis e seus familiares desde o planejamento até a alta hospitalar”, explicou o diretor superintendente do HUB, o médico Roberson Antequera Moron.
De forma complementar ao moderno centro cirúrgico e à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já disponíveis na instituição, a unidade destinada ao atendimento de TMO terá consultórios multidisciplinares, sala de emergência integrada e apartamentos individuais, seguindo o que há de mais moderno quanto às boas práticas hoteleiras e assistenciais, permitindo fluxo de atendimento e estadia que valorizam o bem-estar, segurança e melhor experiência dos pacientes.
 

Assinado pelo engenheiro da Unimed Bauru, Fábio Gianini, o projeto tem previsão de início ainda neste ano, para inauguração no início do segundo semestre de 2023.
O consultor da área de oncologia do HUB, o médico Paulo Eduardo de Souza, explica que a mobilização de diretores, gerentes e coordenadores para a implantação deste novo setor já estão acontecendo. “Com o intuito de conhecer o cenário assistencial na área de transplantes, estão sendo realizadas visitas técnicas a outras singulares, interagindo com outros serviços que já são referências nacionais. O objetivo é integrar o Hospital Unimed a este seleto grupo”, frisou.
Paralelo a isso, as equipes de enfermagem, psicologia e nutrição realizaram capacitações técnicas em eventos científicos voltados para a prática de transplantes e onco-hematologia. “Agora está sendo planejada a qualificação de uma equipe de alta performance para o atendimento desses pacientes”, relata o coordenador da quimioterapia do HUB, Cariston Benichel.
Atualmente, o Hospital Unimed Bauru possui setores de químio e radioterapia, que realizam tratamento de diversos tipos de câncer, dando todo o suporte para o paciente. Por mês, são cerca de 600 atendimentos na quimioterapia. Já na rádio, gira em torno de 40 novos casos por mês.

Comemoração
O aniversário do HUB foi comemorado este ano com ações internas, como almoço/jantar especial para médicos e colaboradores no refeitório da instituição.
Inaugurado em 22 de outubro de 1999 e instalado em uma área de 96 mil metros quadrados, sendo 22 mil metros quadrados de área construída, o HUB é um centro de excelência em saúde, atendendo cerca de 15 mil pacientes por mês. Em seu centro cirúrgico, são realizadas aproximadamente 1.500 cirurgias mensais, das mais variadas especialidades.
Além disso, conta com sala de parto adequado, pronto atendimento adulto e infantil, UTIs neonatal, pediátrica e adulto, hemodinâmica e hemodiálise.
O Hospital Unimed Bauru possui ainda o Certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) 3 – Acreditado com Excelência, o que o coloca em um seleto grupo de hospitais do país com serviços de alta qualidade no atendimento aos usuários. Também foi classificado como “Nível 10” (nota máxima) no 1º Ciclo de Qualificação dos Recursos Próprios do Sistema Unimed.