Notícias

Hospital Unimed Bauru mantém a certificação de excelência ONA 3

Também foram listados os investimentos em infraestrutura, incluindo a repaginação e modernização dos apartamentos
Texto: Rose Araujo
Design: Divulgação/Unimed Bauru
        17 de maio, 2024
Após auditoria externa periódica, o Hospital Unimed Bauru (HUB) recebeu recomendação da Instituição Acreditadora Credenciada DNV GL para manter a Acreditação com Excelência - ONA nível 3. “

A instituição passou pelo primeiro ciclo de auditoria para validação da recertificação nos dias 29 e 30 de abril. De acordo com o diretor superintendente do HUB, Roberson Antequera Moron, foram auditados 50% dos processos assistenciais, administrativos e de suporte/apoio, mediante interações entre as lideranças, cooperados e colaboradores e a equipe de auditores da DNV-GL formada por Marta Martins, Renata Lamônica e Cibele Azeredo. “O resultado demonstrou que estamos não só mantendo nossa qualidade, como também nos superando no desenvolvimento de práticas seguras e integradas, com foco na qualidade e sustentabilidade”, frisou.



Em sua apresentação final, a auditora líder, Marta Martins, destacou como pontos fortes o desenvolvimento tecnológico pautado em inteligência artificial, power business intelligence e checagem à beira-leito. Também foram listados os investimentos em infraestrutura, incluindo a repaginação e modernização dos apartamentos, a reforma do centro cirúrgico, a ampliação do Pronto Atendimento Infantil e da Terapia Antineoplásica, e o início da construção do Centro de Transplantes de Medula Óssea, processos estes que convergem com a política institucional em prol da segurança e experiência dos pacientes.

“Vale destacar ainda que todas as interações contaram com a participação dos coordenadores médicos e toda a diretoria, o que indica um melhor engajamento do corpo clínico em conformidade com as estratégias de governança clínica”, salienta o coordenador da Gestão da Qualidade Hospital, o enfermeiro Cariston Rodrigo Benichel.

O HUB foi certificado pela primeira vez pela ONA em dezembro de 2010, alcançando o nível 2, que significa Acreditado Pleno. Ou seja, além de atender aos critérios de segurança, a instituição mostrou que apresentava gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O passo seguinte foi a busca pela excelência, elevando o nível do hospital para ONA 3, que ocorreu em fevereiro de 2017. Dessa forma, o HUB passou a integrar um seleto grupo de hospitais do país com serviços de alta qualidade no atendimento aos usuários.

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A metodologia utilizada nessa certificação é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.