Notícias

Hospital Unimed Bauru promove ações para conscientização do câncer de mama

Vários setores da instituição promoveram ações que tinham por objetivo reforçar a importância de ficar alerta com relação a essa doença
Texto: Rose Araujo
Design: Divulgação/Unimed Bauru
        10 de novembro, 2023
A conscientização sobre o câncer de mama esteve em alta no mês de outubro no Hospital Unimed Bauru (HUB). Vários setores da instituição promoveram ações que tinham por objetivo reforçar a importância de ficar alerta com relação a essa doença, que é a primeira em termos de incidência entre as mulheres. “É importante ressaltar sempre o autocuidado como forma de promover o diagnóstico precoce dessa doença. Consultas regulares ao ginecologista ou mastologista e conhecimento do próprio corpo são ações que salvam vidas, pois ajudam a detectar de forma rápida qualquer alteração no organismo. Quanto antes descobrir a doença, maiores as chances de cura”, explica a médica Tatiana Taba Fusizaki Nakandakare, do setor de Radioterapia do HUB.
 


No dia 27 de outubro, ela e os colaboradores da área deixaram a sexta-feira mais rosa para pacientes e familiares que compareceram para tratamento. Eles entregaram flores, doces e um sabonetinho decorativo, feito por uma ex-paciente, lembrando a necessidade da prevenção e do autocuidado.
A paciente Clarice Alves Ferreira Nascimento, que estava acompanhada do esposo, José Maria Oliveira Nascimento, compareceu de camiseta rosa para a sessão de rádio do dia. E ficou emocionada com a mobilização. “É muito importante todas as mulheres se cuidarem e ficarem atentas ao câncer de mama”, frisou.

O setor de quimioterapia do HUB também entrou na onda rosa. Os colaboradores fizeram camisetas alusivas ao tema e investiram na conscientização junto aos pacientes e familiares. A paciente Daniela Guedes Bombini, que está em tratamento contra a doença, foi convidada, juntamente com a ex-paciente Caroline Vieira da Silva Jorge, para entregarem um suspiro recheado na cor rosa para as demais mulheres em tratamento. O mimo foi dado pela empresa Nutrisaúde.

Para as colaboradoras, a campanha foi realizada com outro enfoque: o setor de Saúde Ocupacional optou por promover três dias de beleza, para lembrá-las da importância de se cuidar e se preocupar com o seu corpo. Nos dias 17, 18 e 19 de outubro, nos três períodos – manhã, tarde e noite - as funcionárias foram convidadas a ter um dia especial, com maquiagem e dicas para manter a autoestima e preservar a saúde. Elas ganharam brindes e tiraram dúvidas com as promotoras da Mary Kay.