Notícias

Hospital Unimed Botucatu realiza mais um T.A.V.I.

A técnica é executada no setor de Hemodinâmica por médicos intervencionistas
Texto: Solange Serafim
Design: Divulgação/Unimed Botucatu
        23 de junho, 2023
O Implante de Válvula Aórtica por Transcateter – T.A.V.I. - é um procedimento indicado para correção do estreitamento da abertura da válvula aórtica, localizada entre o coração e a aorta. Essa estrutura é responsável pela regulação da passagem sanguínea do coração para os vasos do sistema circulatório.
A técnica é realizada no setor de Hemodinâmica por médicos intervencionistas através de uma punção na virilha, por onde entrará a prótese, que é guiada até a válvula doente. A nova válvula é implantada sobre a válvula doente, sem a necessidade de retirada da mesma, como nas cirurgias convencionais de peito aberto. “Desta maneira, proporcionamos aos nossos pacientes uma rápida recuperação, com menor desconforto no pós procedimento”, avaliam os especialistas.
 

A Hemodinâmica da Unimed Botucatu completa em julho um ano de atividade e já realizou aproximadamente 300 procedimentos de diversas modalidades.  Um dos mais recentes foi um T.A.V.I. - o terceiro na unidade - realizado em paciente com mais de 80 anos, insuficiência cardíaca grave e estenose valvar aórtica crítica. Uma equipe multidisciplinar comandada pelos médicos Dr. Fabio Carvalho – cardiologista intervencionista, Dr. Marcos Mitsuo Seki - cardiologista; Dr. Renato Teixeira - ecocardiografista - e Dr. Daniel Simões - anestesista - foi responsável pelo procedimento bem-sucedido. 
“Temos uma equipe padrão ouro e a retaguarda de estrutura hospitalar de excelência. Esse conjunto oferece segurança ao paciente e também aos profissionais que conduzem o procedimento”, afirmou Dr. Marcos Seki.

Hemodinâmica
O serviço da Unimed Botucatu funciona no Hospital Unidade II e tem por objetivo a realização de procedimentos minimamente invasivos para obter diagnósticos rápidos e seguros, identificar e tratar alterações que afetam a saúde do coração e do sistema vascular. Esta técnica pode substituir cirurgias convencionais, até mesmo as mais complexas, proporcionando ao paciente segurança e rápida recuperação.
Atualmente são oferecidos exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos nas áreas:
  • Neurorradiologia intervencionista
  • Cardiologia Intervencionista
  • Radiologia Intervencionista
  • Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular
  • Eletrofisiologia Intervencionista
Para saber mais: hemodinamica@h.unimedbotucatu.coop.br ou (14) 3514 0500.