Notícias

Hospital Unimed Regional Jaú promove curso Suporte Básico de Vida aos seus colaboradores

Ação contou com 35 participantes
Texto: Tamara Urias
Design: Divulgação/Unimed Regional Jaú
        09 de agosto, 2021

O Hospital Unimed Regional Jaú, por meio da Educação Continuada, realizou o curso Suporte Básico de VIDA (BLS - Basic Life Support) a seus colaboradores. O treinamento foi ministrado pela enfermeira Natália Ramos Imamura de Vasconcelos, certificada pela American Heart Association (AHA) para cursos de Primeiros Socorros, BLS e ACLS, nos dias 30 e 31 de julho e contou com a presença de 35 entre enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas áreas UTI, Internação, Centro Cirúrgico e Maternidade. 


Durante o treinamento, os presentes tiveram a oportunidade de se aprimorarem no atendimento de emergência, além de revisar temas, como reconhecimento e tratamento precoce de parada cardiorrespiratória em adultos, crianças e recém-nascidos, protocolo de ressuscitação cardiopulmonar, comunicação eficiente no papel de membro e líder de um time de ressuscitação e, na sequência, realizaram manobras práticas de desobstrução de via aérea com a vítima adulta/criança responsiva e não responsiva em manequins.


De acordo com a instrutora, saber identificar e prestar o primeiro atendimento no indivíduo vítima de parada cardiorrespiratória é a parte mais importante na sobrevida do paciente, por isso, o curso é imersivo e prático.  “A parada cardiorrespiratória (PCR) está entre as emergências cardiovasculares de maior prevalência e com grandes taxas de morbidade e mortalidade. No treinamento, além da parte teórica, simulamos situações usando manequins que imitam o corpo humano usando equipamentos de socorro, tais como Dispositivo bolsa-válvula-máscara e a pocket mask”, afirma Natália. 
Durante o curso também foi possível trocar experiências e falar sobre as perspectivas reais de ocorrências entre os colaboradores. “O evento foi ótimo. Além da parte teórica, tivemos a capacitação prática que atrelada a troca de experiências com colaboradores de outros setores deixou o curso ainda mais rico”, destaca Ana Caroline Fadoni, enfermeira da CCIH.