Notícias

Maísa Marçal visita escolinha CTU Lençóis Paulista

Atleta lençoense hoje joga a liga universitária norte-americana pelo Grand Canyon University
Texto: Flávio Rocha
Design: Divulgação/Unimed Lençóis Paulista
        24 de agosto, 2022
A ex-aluna da escolinha de basquete da Unimed Lençóis Paulista (CTU Basquete), Maísa Marçal, que hoje joga na liga universitária de basquete norte-americano, visitou os ex-professores, colegas e as atuais alunas do projeto. O encontro aconteceu na manhã do último domingo, dia 21, no ginásio ALBA. 
“Eu gostaria de agradecer a Unimed pelo trabalho que desenvolve com as crianças e adolescentes. É muito legal ver a felicidade das crianças dizendo 'olha, ela veio lá dos Estados Unidos', mas eu sempre lembro que eu comecei aqui”, conta Maísa.
Além de falarem pessoalmente com Maísa Marçal, as alunas do CTU participaram de um torneio interno, receberam pipoca, algodão doce, lanche, refrigerante e uma bola de basquete autografada por Maísa. 
“Mostrar que a Maísa chegou ao seu objetivo, que ela joga nos Estados Unidos, serve de incentivo às outras meninas que estão começando. Ela serve de espelho para que as novas meninas acreditem em seus sonhos”, explica a coordenadora do CTU Basquete e a primeira professora de Maísa, Silvia Santos.
 

Mais sobre Maísa Marçal
O primeiro contato de Maísa com o basquete foi com apenas sete anos, através das escolinhas da Unimed Lençóis Paulista, com a professora Silvia Santos, na escola Prof. Nelson Brollo, no Jardim Monte Azul, e depois com os professores Silvio e João Paulo, ainda no projeto de basquete da Unimed.
Após se destacar em diversos campeonatos, Maísa jogou profissionalmente em Santa Catarina. Lá, despertou o interesse de clubes norte-americanos e foi jogar no Independence Community College, da liga colegial. Hoje, Maísa joga pelo Grand Canyon University e cursa Psicologia. 

Mais sobre o CTU Basquete
Desde 2005, a Unimed Lençóis Paulista, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, desenvolve o projeto CTU Basquete, que atende e assiste semanalmente cerca de 165 meninas entre 7 a 14 anos que estejam estudando. Além do treinamento esportivo, o projeto oferece palestras e formações sobre saúde, cidadania, higiene pessoal, alimentação, ambiente familiar, sexualidade na infância, alertas contra as drogas e muitas outras. Disponibiliza materiais esportivos para treinos e uniformes completos para jogos e competições, além de brindes de incentivo em datas comemorativas.
O objetivo principal é contribuir para a plena formação das adolescentes, preparando-as para o exercício da cidadania. Também agrega senso de responsabilidade social, vínculo com a comunidade, hábitos saudáveis e qualidade de vida pela prática de esportes. Evita a evasão escolar e incentiva a formação profissional.
As atividades são desenvolvidas em cinco polos de treinamento: ginásios Tonicão (Centro), Toniquinho (Núcleo Luiz Zillo), CSEC (Centro), ETEC (Jardim Ibaté) e na escola ‘Nelson Brollo’ (Jardim Monte Azul).