Notícias

Médicas da Unimed Bauru são certificadas em Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS)

Durante dois intensos dias, os participantes fizeram uma imersão
Texto: Rose Araujo
Design: Divulgação/Cehub
        23 de agosto, 2022
As médicas intensivistas pediátricas Natalie Camillo de Oliveira e Rafaelle Batistella Pires, ambas cooperadas Unimed Bauru, concluíram o Curso de Imersão em Urgências e Emergências Pediátricas, na cidade de Botucatu, e receberam a certificação PALS (Suporte Avançado de Vida Pediátrico-SAVP). O objetivo foi reforçar conceitos importantes de avaliação sistemática do paciente pediátrico, suporte básico de vida, algoritmos de tratamento do PALS, ressuscitação efetiva e dinâmica de equipe.
Durante dois intensos dias, os participantes fizeram uma imersão com treinamento baseado na simulação de situações reais, nas quais puderam aprimorar suas habilidades por meio de cenários de simulação distribuídos em estações, como a de controle não invasivo das vias aéreas e terapia elétrica; Suporte Básico de Vida (BLS) /Desfibrilador Externo Automático (DEA). Foram também trabalhadas técnicas para o controle invasivo das vias aéreas; reconhecimento e tratamento das arritmias cardíacas pediátricas; acessos vasculares em pediatria; prevenção, reconhecimento e tratamento da parada cardiorrespiratória da criança.
 
Dra. Natalie Camillo de Oliveira

O curso, essencialmente prático, foi composto de videoaulas sobre os diversos tópicos. Logo depois, as alunas realizaram o treinamento, supervisionadas por instrutores credenciados pela American Heart Association (AHA), utilizando manequins avançados e todos os equipamentos usados na prática das habilidades.
Para a pediatra Natalie Camillo de Oliveira, a realização deste curso foi de grande relevância para sua atuação profissional. “Pude desenvolver ainda mais minhas habilidades para avaliar rapidamente, identificar a causa subjacente e tratar pacientes pediátricos em emergências”, ressaltou.
Já a médica Rafaelle Batistella Pires ficou muito satisfeita com o curso e salientou sua importância. “A assistência correta pode dobrar ou até mesmo triplicar as chances de sobrevivência de um paciente, especialmente se for feita com rapidez. Precisamos estar sempre prontas para e utilizar todas as técnicas necessárias e agir de forma sistemática, pois isso garantirá o sucesso da intervenção”, frisou.
 
Dra. Rafaelle Batistella Pires