Notícias

Unimed Botucatu promove atenção à prematuridade

Em 2021, houve o caso da menor prematura atendida pela Unimed Botucatu
Texto: Solange Serafim
Design: Divulgação/Unimed Botucatu
        21 de novembro, 2022
O mês de novembro tem datas e campanhas importantes no âmbito da saúde. Há a conscientização da detecção precoce do câncer de próstata, o Dia do Diabetes – celebrado em 14/11, e a campanha de conscientização sobre a prematuridade, marcada pela ação Novembro Roxo.
A Unimed Botucatu tem ações para todos esses públicos e, especialmente no dia 17 de novembro - Dia Mundial da Prematuridade – organizou um encontro com pais de prematuros atendidos em sua estrutura hospitalar.
O encontro, conduzido pela médica pediatra Dra. Mariela Mondini, trouxe uma troca de experiências vividas nessa fase, possibilitando conforto e amparo aos pais.
De acordo com o Ministério da Saúde, o parto prematuro é a principal causa da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade. O Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros. O bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gravidez.  Por isso, a campanha Novembro Roxo leva um alerta às famílias e à sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências. 
A maternidade da Unimed Botucatu disponibiliza uma cadeia de cuidado humanizado voltado para a gestante, a família e o recém-nascido e desempenha um papel especial na atenção ao bebê prematuro.
 

Um Pronto Atendimento especializado para a gestante, equipe de obstetras plantonistas presente 24 horas na maternidade, Unidade de Cuidados Intensivos pediátrica e neonatal, UTIs pediátrica e neonatal com equipe de intensivistas titulados, protocolos rígidos, equipamentos de última geração, instalações adequadas e equipe multiprofissional qualificada compõem o suporte oferecido à futuros pais e seus bebês.
Cleiton Amaral, pai de Benício Augusto e Bella Maria, passou pela experiência de filhos prematuros. “Gostaria de deixar registrado um agradecimento ao Hospital Unimed Botucatu por todo o atendimento aos meus filhos”, afirmou.
As crianças nasceram em 02 de setembro, com 32 semanas e 1 dia de gestação e ficaram 40 dias hospitalizadas. Precisaram de cuidados em UTI, CTI e depois pediatria, mas estão fortes e saudáveis, já com dois meses e meio de vida.
Em 2021, houve o caso da menor prematura atendida pela Unimed Botucatu. Ela nasceu de 25 semanas, passou por diversos procedimentos em mais de 4 meses de internação e foi saudável para casa no colo da mãe.