Notícias

Unimed Lençóis Paulista inicia serviço de pronto atendimento virtual

Novo serviço funciona 24h, sete dias por semana; atendimentos são feitos por médicos especialistas em diversas áreas, capacitados para o atendimento remoto
Texto: Flávio Rocha
Design: Divulgação/Unimed Lençóis Paulista
        31 de agosto, 2022
A fim de aprimorar os serviços de saúde prestados e dar mais um passo rumo à experiência digital na saúde, a Unimed Lençóis Paulista inicia o serviço de Pronto Atendimento Virtual. Com a novidade, os beneficiários (usuários) da Unimed Lençóis Paulista poderão realizar atendimentos remotamente através do site (www.unimedlp.coop.br), do aplicativo (Unimed SP Cliente) ou do WhatsApp da operadora (14 99880-8924). 
“Assim como já implantamos o aplicativo e o WhatsApp da Unimed, o PA Virtual é mais uma ferramenta para facilitar a vida dos nossos beneficiários. Aqueles que preferirem, não precisam vir até o nosso CMU, podem fazer o primeiro atendimento de maneira virtual e, se necessário, depois, procurarem o médico de maneira presencial”, explica o presidente da Unimed Lençóis Paulista, Dr. Francisco Antonio Grillo.
No Pronto Atendimento Virtual, o primeiro contato dos pacientes será com a Laura, um sistema de inteligência artificial que fará a primeira triagem dos sintomas. Após a pré-anamnese, a Laura avalia a gravidade do caso, classifica em cores (cinza, azul, verde, amarelo ou vermelho) e faz o direcionamento necessário. Os casos leves e assintomáticos são acompanhados exclusivamente pela assistente virtual, que ao sinal de piora clínica, faz o encaminhamento para o time assistencial. Já os casos moderados e graves são direcionados para um profissional da saúde, enfermeiro ou médico, que faz o atendimento via WhatsApp. 
Em casos de extrema urgência, o paciente será encaminhado diretamente para o CMU (Centro Médico Unimed), que receberá um alerta de previsão de demanda e terá em mãos o histórico completo do atendimento para dar prosseguimento no tratamento. Caso o atendimento seja encerrado apenas com a orientação da inteligência artificial ou da equipe de enfermagem, o beneficiário não paga nada. Nos casos que necessite de orientação de um médico, será cobrada a coparticipação de acordo com cada plano.
 


O serviço de Pronto Atendimento Virtual funciona 24h por dia, sete dias por semana e disponibiliza protocolos de atendimento pré-definidos (Covid-19 – Dengue - Dor de cabeça - Dor de ouvido - Dor de garganta - Dor abdominal inferior e superior - Dor para urinar - Diarreia e/ou vômito - Depressão, ansiedade e estresse - Dor na boca do estômago - Dor no peito - Falta de ar - Desmaio e/ou perda da consciência - Dor lombar ou nas costas). Isso permite a customização para protocolos generalistas e sazonais. As receitas e/ou atestados que forem necessários serão enviados, devidamente preenchidos, no e-mail ou WhatsApp do beneficiário.
A Unimed Lençóis Paulista foi a primeira operadora de saúde da região centro-oeste Paulista a oferecer o Pronto Atendimento Virtual aos seus beneficiários. “É importante ressaltar que a tecnologia não vem para substituir os médicos e enfermeiros, nem para acabar de vez com as idas presenciais aos hospitais ou consultórios, mas, sim, para tornar o atendimento mais direcionado e dinâmico, compreendendo as necessidades do paciente”, conclui Dr. Grillo.

Sobre a Laura
O serviço de Pronto Atendimento Virtual é feito em parceira com a empresa Healthtech. Fundada em 2016, a Healthtech faz uso de algoritmos de inteligência artificial, bem como da geração e integração de dados, a fim de entregar uma visão 360º às equipes clínicas e proporcionar o melhor cuidado aos pacientes. 
A Laura, eleita em 2021 como TOP 10 Open Startups, ranking que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no país, dispõe de uma das maiores centrais de dados clínicos do mundo: são cerca de 13 milhões de atendimentos já realizados e mais de 4 milhões de pacientes únicos em sua plataforma.

Serviço
Os beneficiários da Unimed Lençóis Paulista podem acessar gratuitamente a Laura através do site (www.unimedlp.coop.br), do aplicativo (Unimed SP Cliente) ou do WhatsApp da operadora (14 99880-8924). O serviço é oferecido 24h por dia, sete dias por semana.