Notícias

Unimed Lins realizou o 1º Simpósio Unimed - Desafios e Soluções na inclusão escolar da criança com TEA

Foram convidados educadores de escolas municipais, estaduais e particulares de Lins e região, com participação de 102 profissionais da área de ensino e do CTI (Centro de Terapias Integradas)
Texto: Deisy Shibelli
Design: Divulgação/Unimed Lins
        05 de dezembro, 2022
Com o objetivo de esclarecer dúvidas e contribuir com as dificuldades enfrentadas pelo setor de Educação de Lins e região, o evento contou com apresentações que contemplaram assuntos referentes ao Diagnóstico e Epidemiologia conduzida pela médica cooperada Dra. Angélica Maria Brandão (Neuropediatra), o tema Barreira Sensoriais foi abordado pela Terapeuta Ocupacional Bruna Mara Nunes Watanabe, já o assunto Comunicação Social ficou com o Fonoaudiólogo Savério Heitor G. Catardo e, por fim, a Neuropsicóloga Elaine Simião Silva discorreu sobre as Habilidades Sociais e Comportamentos Interferentes.
Para este encontro, foi realizado antecipadamente uma pesquisa entre os participantes para entender quais são os principais desafios enfrentados pelas escolas e educadores, no que diz respeito a inclusão escolar da criança com TEA.
A coordenação ficou por conta do Diretor Técnico do C.T.I., Dr. Eduardo N. Yamada, que apresentou a Unimed Lins e o Centro de Terapias Integradas e citou que o evento foi planejado a partir da nova realidade enfrentada por professores e pedagogos e que foram transmitidas para nossa equipe no CTI.
“Com muita empatia e cuidado, foi possível acolher as dúvidas dos profissionais da Educação de Lins e região e elaborar um programa que pudesse contribuir e fornecer ferramentas para conduzir não apenas as crianças com TEA como também outros diagnósticos. Trata-se de mais uma ação da Unimed Lins para a sociedade, visando o pleno desenvolvimento das crianças”, afirma.
 

Caroline Duchatsch, Supervisora em Terapia Ocupacional parabenizou à Unimed Lins, o CTI e em especial ao Dr. Eduardo pela iniciativa, reforçando sua importância em promover apoio e buscar parcerias para a inclusão escolar. Ela discorreu também sobre a importância dos participantes pela iniciativa de buscar mais conhecimento: o primeiro passo para ser um profissional melhor a cada dia.
“Foi um evento organizado com muito cuidado, conhecimento e, principalmente, respaldo em abordagens comprovadas cientificamente, que promoveram o intercâmbio de informações, enriquecendo ideias para ultrapassar os desafios e gerar soluções na inclusão escolar de crianças com TEA”, pontua.
As demais supervisoras, Grace Cristina Ferreira Donati (Fonoaudiologia) e Victoria Druzian Lopes (Psicologia) também prestigiaram o evento, enviando uma mensagem de boas-vindas e parabenizando os presentes pela participação e a Unimed Lins pela iniciativa.
A Unimed Lins sente-se lisonjeada em ser parte ativa neste tema tão relevante para nossa sociedade e educadores, levando verdade com a seriedade profissional que o tema merece.