Notícias

Workshop Foliões da Unimed Assis é nota 10 na criatividade!

A atividade foi desenvolvida pelo RH para os colaboradores se conscientizar sobre os temas propostos
Texto: Erica Bueno
Design: Divulgação/Unimed Assis
        01 de março, 2024
Em alusão ao carnaval, durante os meses de janeiro e fevereiro a Unimed Assis iniciou uma ação interna visando a manutenção de um ambiente de trabalho seguro, saudável, agradável e incrível para se trabalhar.

A ação envolveu um desafio, o qual foi dividido em grupos e resultou no “Workshop dos Foliões da Unimed Assis”. Em 24/01, todos os colaboradores receberam uma sacola personalizada a qual possuía estampado o nome do “bloquinho” que ele pertenceria, e algumas instruções, convidando-os a participarem de uma atividade prática e interativa.  
 


Os bloquinhos foram divididos pelos seguintes temas: Comunicação, Diversidade, Empatia, Resolução, Humanização, Prevenção, Solidariedade, União, Cooperação, Harmonia, Inclusão e Inovação. 

O desafio se compôs em encontrarem seu bloquinho e juntos criarem uma espécie de apresentação, com duração máxima de 40 minutos, utilizando o tema estampado em sua sacola, sendo que o resultado deveria ser apresentado em um evento aberto a todos colaboradores. 

Os bloquinhos tiveram alguns dias para montar as apresentações, que ocorreram nos dias 15 e 16/02, no auditório da sede administrativa e transmitidas via Teams para os colaboradores externos. 

A atividade movimentou toda a cooperativa e contou com a participação massiva dos colaboradores. Para as apresentações foram produzidos vídeos, teatros, músicas, além de ações interativas, como atividades sensoriais e quebra-cabeças. No fator criatividade, os foliões da Unimed Assis foram nota 10! 

Para Willian Bueno, do setor Comercial, “foi uma experiência muito valiosa conhecer pessoas de outros setores e desenvolver uma atividade que vai além do trabalho do dia a dia. Apesar dos desafios de locomoção e conseguir reunir todo o grupo, as ideias que surgiram e a comunicação entre os envolvidos foi muito proveitosa. Surgiram diversas ideias criativas e realmente “fora da caixa”. 

Para Isabela Marques, do setor de Recursos Humanos e uma das idealizadoras desta ação, o objetivo foi além de uma mera descontração: 

“O papel da área de RH é ser um facilitador, e nesta ação criamos um ‘espaço’ onde os colaboradores pudessem interagir com diferentes áreas, usando da cooperação e do lúdico para conscientizar sobre os temas propostos.  O resultado foi além do que algumas horas de treinamento convencional pode oferecer, gerando maior aplicabilidade prática. A construção deu-se em um processo de escuta e valorização das percepções individuais e coletivas, gerando memórias significativas, ressignificados, melhoria do clima e das relações interpessoais.”