Faça sua busca aqui
Relacionamento com Prestador
Acesse
Faça seu cadastro e tenha acesso a informações exclusivas da sua Unimed.
Tire suas dúvidas aqui.
A saúde na palma da sua mão.
A Unimed Cerrado
Quero Ser Cliente
Comunicação
Voltar
As férias de fim de ano são aguardadas com ansiedade por muitas famílias, que aproveitam o calor para viajar e relaxar em praias, cachoeiras e outros destinos ao ar livre. E para desfrutar do melhor que esse período de descanso e lazer tem a oferecer é importante manter as rotinas de cuidado com a saúde em dia, bem como estar atento para prevenir acidentes, especialmente com as crianças em casa em tempo integral. Confira 5 dicas de cuidados preventivos que ajudam a garantir uma temporada tranquila e uma dica bônus para se manter ainda mais seguro:
Férias escolares são sinônimo de crianças em casa por mais tempo e, com isso, a atenção para evitar acidentes domésticos deve ser redobrada. Segundo o Ministério da Saúde, acidentes como quedas, cortes e intoxicações aumentam durante as férias e têm nas crianças uma parcela considerável de vítimas. Sendo assim, a recomendação é manter objetos cortantes e produtos químicos fora do alcance, além de nunca deixar as crianças sem supervisão, especialmente em áreas de risco como cozinhas e escadas. Também é importante proteger tomadas elétricas e limitar o acesso dos pequenos a piscinas e até mesmo baldes ou bacias com água.
As férias de fim de ano no Brasil coincidem com o verão. Embora parte da estação seja chuvosa em Goiás, os dias ensolarados sem são convites para que famílias busquem piscinas, lagos e rios para aliar o alívio do calor à diversão. Para a população do Norte goiano, o lago de Serra da Mesa é uma das melhores opções de lazer no período e é muito procurado pelos amantes da pesca esportiva. Já algumas famílias aproveitam o intervalo mais longo nas férias escolares e profissionais para viagens à praia. Contudo, seja água doce ou salgada, esses ambientes também requerem cuidado para que o lazer não seja marcado por experiências negativas.
No Brasil, afogamentos estão entre as principais causas de morte infantil, tornando a supervisão de adultos fundamental. Além disso, é importante ensinar as crianças a respeitarem os limites de segurança dessas áreas e a evitar nadar em águas desconhecidas ou profundas. Em praias, deve-se prestar atenção às bandeiras de sinalização e lembrar-se de que ondas e correntes podem ser perigosas, mesmo para nadadores experientes. Cabe ressaltar ainda que acidentes aquáticos não acontecem apenas com crianças e que combinar o consumo de bebidas alcoólicas com atividades em rios e praias pode elevar o risco de ocorrências trágicas.
O excesso de exposição ao sol é outro risco comum nas férias, aumentando a incidência de problemas como queimaduras, desidratação e até insolação. Especialistas recomendam evitar o sol das 10h às 16h, porém esse é o período de maior atividade durante o período de descanso. Por isso, é necessário usar protetor solar com fator de proteção solar (FPS) acima de 30 - com reaplicação a cada duas ou três horas - e reforçar a hidratação, especialmente em crianças e idosos, que são mais vulneráveis aos efeitos do calor. Chapéus, óculos de sol e roupas leves também ajudam a proteger a pele e os olhos dos danos causados pela radiação ultravioleta (UV).
Em viagens, é comum a mudança na alimentação e em ambientes de lazer nem sempre é possível manter o controle sobre a procedência e o cuidado com preparo dos alimentos consumidos. Esses fatores combinados podem levar a problemas gastrointestinais, que são comuns no verão. Assim, é recomendável priorizar alimentos frescos e bem cozidos, além de evitar o consumo de produtos vendidos em locais sem boas práticas aparentes de higiene, especialmente aqueles sensíveis ao calor. Mais do que isso, é importante lavar bem as mãos e incentivar as crianças a fazerem o mesmo para reduzir os riscos de contaminação. Vale lembrar que o período também é pontuado pelas festas de fim de ano, ocasiões em que excessos alimentares e alcoólicos são mais comuns e podem prejudicar a diversão e o descanso.
O fim de ano - ou o começo do próximo - também é um momento para cuidar da saúde mental. Não por acaso, Janeiro Branco é a primeira campanha no calendário do Ministério da Saúde, trazendo a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde para além do bem-estar físico. Diante disso, as férias são uma oportunidade para reduzir o estresse e recarregar as energias, mas o excesso de atividades como forma de compensar a sobrecarga dos outros meses ou a pressão para ter um "fim de ano perfeito" pode resultar em mais estresse. Assim, a dica é planejar momentos em família que incentivem o relaxamento e o descanso de qualidade para todos, priorizando a saúde emocional.
É fato que mesmo seguindo todas as recomendações e cuidados, imprevistos podem acontecer. Nessas ocasiões, contar com a cobertura de uma rede ampla como a da Unimed Cerrado garante a tranquilidade necessária para que não seja interrompido o lazer e para que os momentos em família sejam desfrutados ao máximo. Com acesso fácil a médicos cooperados, hospitais e clínicas prestadoras e integração com toda a rede Unimed no Brasil, é possível ter atendimento rápido em diferentes situações. Lembrando que se você ainda não tem uma equipe de saúde de referência para cuidar de você de maneira contínua e preventiva, a Unimed Cerrado oferece o Programa APS (Atenção Personalizada à Saúde) digital, sem cobrança de coparticipação. O mesmo vale para atenção pediátrica e outras especialidades disponíveis para atender toda a família.
Desse modo, o fim de ano pode ser aproveitado com mais segurança. Se você é beneficiário da Unimed Cerrado, informe-se sobre nossa rede de cobertura no Norte goiano e em outros Estados brasileiros. Porém, se ainda não conta com nossa cobertura, saiba mais sobre os benefícios exclusivos e contrate agora um de nossos planos.
Receba notícias, dicas de saúde e muita novidade diretamente em seu e-mail.
Institucional
Beneficiários
Informações Regulatórias
Área Exclusiva
Fale Conosco