A capacitação dos profissionais que compõem o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é um dos aspectos relacionados à formação dos membros do núcleo, sendo um fator importante conforme orientação da Anvisa. A capacitação do NSP deverá ocorrer de forma contínua em busca de melhoria das rotinas operacionais.

Sendo assim, o Núcleo de Segurança do Paciente da Unimed Conselheiro Lafaiete criou o Programa de Educação Continuada em Assistência à Saúde.

A proposta de desenvolver um programa de fortalecimento da rede prestadora agrega valor às atividades da operadora por fornecer subsídios que superam a relação contratual e busca benefício direto aos beneficiários. Esses subsídios vão além da informação científica e se estendem a melhora da relação, da criação de canais de comunicação e troca de informações qualitativas em saúde que contribuem substancialmente para manutenção dos serviços na oferta de experiências cada vez mais positivas ao usuário.

OBJETIVOS: Os objetivos são a qualidade e segurança do atendimento ao usuário e a satisfação pelos serviços prestados.
DIRETRIZES:

Cultura de Segurança

       

Um aspecto importante para o estabelecimento das estratégias e ações de segurança do paciente previstos no Programa de Segurança do Paciente(PSP) é o estabelecimento e sustentação da cultura de segurança nas instituições. Segundo a RDC n°. 36/2013, a cultura de segurança é definida como “conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde”.

De acordo com a Portaria n°. 529/2013, a Cultura de Segurança configura-se a partir de cinco características operacionalizadas pela gestão de segurança da organização:
a) cultura na qual todos os trabalhadores, incluindo profissionais envolvidos no cuidado e gestores, assumem responsabilidade pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares;
b)cultura que prioriza a segurança acima de metas financeiras e operacionais;
c) cultura que encoraja e recompensa a identificação, a notificação e a resolução dos problemas relacionados à segurança;
d) cultura que, a partir da ocorrência de incidentes, promove o Aprendizado organizacional; e
e) cultura que proporciona recursos, estrutura e responsabilização para a manutenção efetiva da segurança.

Educação Continuada em Saúde e Promoção da Cultura de Segurança

       

A fim de contribuir para melhoria e manutenção da cultura de segurança nos serviços de saúde será realizado treinamento para a rede prestadora, sendo elaborado um cronograma de treinamento e capacitação da rede, com os temas propostos abaixo:

•Qualidade e Segurança do Paciente (Regulamentações sobre Qualidade e Segurança do Paciente, Princípios Básicos em Segurança do Paciente);
• Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente;
• Construção do Plano de Segurança do Paciente
• Tipos de EA Relacionados à Assistência à Saúde;
• Protocolos de Segurança do Paciente;
• Indicadores de Segurança do Paciente;
• Estratégias para a Melhoria da Qualidade e Segurança;
• Cultura de Segurança;
• Gestão de Riscos;
• Sistema de Notificação de Incidentes;
• Investigação do incidente;
• Análise de Causa-raiz;
• Análises dos Modos de Falha (FMEA)

Além dessas entradas para capacitação poderá ser considerada não conformidades identificadas após as visitas técnicas realizadas na rede prestadora (qualificação da rede), mediante levantamento de necessidade de treinamento.

 

Ciclo de Melhoria Contínua

       

O ciclo de melhoria contínua consiste no monitoramento de todas as etapas de qualificação e capacitação visando o aperfeiçoamento e a maturidade, em cadeia evolutiva, dos processos institucionais. Desta forma foram programadas as seguintes ações abaixo, sendo sequenciais a partir da primeira visita diagnóstica:

  1. Visita Diagnóstica de Qualificação

  2. Relatório de Conformidades e Plano de Melhorias

  3. Capacitação da Rede Prestadora

  4. Reavaliação Diagnóstica de Qualificação

A Visita Diagnóstica é realizada de acordo com o perfil de atendimento do prestador, sendo respeitadas as características da prestação de serviço do mesmo. Avalia vários elementos da gestão administrativa, estrutura (recursos humanos, físicos e materiais), processos assistenciais (procedimentos operacionais) e resultados (indicadores de qualidade e desempenho). São utilizados requisitos baseados em normas técnicas conforme o seu tipo de serviço, onde o foco está na segurança do paciente, nas instalações e na qualidade, além da gestão do negócio e da responsabilidade socio-ambiental.

1ª Etapa - Convite a rede prestadora

       

Para seguimento da primeira etapa, os prestadores da rede receberão convite formal, através de comunicação da diretoria executiva, informando sobre a importância do programa, bem como e-mail com briefing contendo as informações gerais e forma de participação nas ações.

2ª Etapa: Desenvolvimento do Programa – Educação Permanente dos Prestadores

       

A segunda etapa do programa é composta por ciclos de atividades de educação permanente voltadas aos pontos críticos com foco na Segurança do Paciente e na melhoria contínua destes serviços, conforme previstos no cronograma de atividades. Essas atividades ocorrerão de forma mensal, com programação prévia e divulgação entre os participantes, sendo instrumentadas na forma de palestras, oficinas e workshops, obedecendo a adequação a cada temática trabalhada. As atividades serão direcionadas para colaboradores das empresas da rede prestadora (secretarias, atendentes, recepcionistas, profissionais de saúde e gestores).

A implementação das atividades de educação permanente e capacitação da força de trabalho nos prestadores pode ser entendida como forma de aumentar a capacidade empreendedora destes serviços, dessa forma potencializando seus negócios e fortalecendo sua marca e a atividade produtiva em saúde na região.

3ª Etapa: Visitas da Qualidade

       

A terceira etapa do programa é composta por atividades intituladas como visitas da qualidade (Score Rede) e auditoria concorrente a fim de avaliar suas práticas e promover ações de melhoria nos processos com apoio da operadora, fortalecendo o vínculo com os prestadores e melhorando a entrega ao cliente, podendo também ser realizada auditoria concorrente. As visitas serão organizadas em cronograma definido pelas áreas de Auditoria e Relacionamento com Cooperado e Rede Prestadora, com realização de agendamento prévio junto aos serviços e orientações a partir de instrumentos de auditoria elaborados pela área baseado nos padrões reconhecidos nacionalmente para as especificidades dos prestadores.

Após desenvolvimento das visitas serão elaborados relatórios de feedback a ser disponibilizado aos prestadores. Esses documentos conterão os dados relacionados a operacionalização da visita com destaques aos pontos positivos, não conformidades e oportunidades de melhoria sendo estas embasadas nos dispositivos legais e de boas práticas validadas. O envio dessas informações ao participante tem a intenção de formalizar e garantir maior respaldo à avaliação realizada bem como criar vínculo com a Operadora de forma a desenvolver, junto ao prestador, ações de suporte e orientação para implantação dos requisitos necessários a agregação do componente segurança as suas ações assistenciais.

.

A Unimed CL estimula, por meio de incentivos não financeiros, a participação dos seus prestadores de serviços em programas de capacitação e educação continuada em saúde, com o objetivo de melhorar os resultados da atenção à saúde.
 
Mediante os treinamentos disponibilizados será realizada avaliação dos resultados  adesão dos prestadores às ações de educação continuada com a realização de adaptações que sejam necessárias para o melhor aproveitamento do programa.

Os prestadores de serviços que apresentarem acima de 70% de participação e desempenho, receberão ao final do cronograma Certificação em Educação Permanente. A certificação será divulgada em mídias sociais.

Legislação/Estrutura Física/Funcionamento de Serviços de Saúde

       

Com objetivo de auxiliar a rede prestadora, a Unimed CL disponibiliza documentos, regimentos, protocolos e normas técnicas, onde o foco está na segurança do paciente, nas instalações, na qualidade dos processos assistenciais, além da gestão do negócio e da responsabilidade socio-ambiental. Alguns documentos estão disponibilizados no Portal via Núcleo de Segurança do Paciente (clique aqui), para acesso a demais documentos veja abaixo: