O que é Ouvidoria?

       
A Ouvidoria é a segunda instância para a solução administrativa dos conflitos dentro da organização. Ela é autônoma e busca a rapidez na solução dos problemas. No caso da Ouvidoria da Unimed Conselheiro Lafaiete, o trabalho estará focado no que diz o Código de Defesa do Consumidor e as resoluções da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A Ouvidoria é o canal apropriado para receber e intervir nas questões referentes aos serviços prestados pela Cooperativa, caso a solução dada não seja satisfatória.

Na prática, a Ouvidoria é a representante do cliente e tem o compromisso de acatar as manifestações éticas e denúncias de qualquer parte interessada, promover a melhoria contínua em produtos, serviços, processos e comunicação da Cooperativa.

Compromissos da Ouvidoria:

       

 
  • Obter informações das áreas envolvidas sobre os fatos ocorridos;

  • Buscar de forma consensual uma solução efetiva, de maneira ágil e objetiva;

  • Garantir o prazo e a qualidade do atendimento;

  • Buscar continuamente a melhoria na prestação de serviço da Unimed Conselheiro Lafaiete;

  • Informar e esclarecer ao cliente quais são seus direitos e obrigações de acordo com o que foi contratado;

  • Investigar a denúncia recebida com comprometimento e assegurar um processo justo e transparente.

Como funciona?

       

Se o cliente não está satisfeito com a solução apresentada, ou seja, atendimento em 1ª instância, para o seu problema ou questiona algum item do Código de Defesa do Consumidor, ele pode procurar a Ouvidoria.
Para acioná-la, o beneficiário precisa formalizar a sua reclamação e apresentar o número de protocolo informado no momento do primeiro atendimento.

A Ouvidoria poderá, para análise e fundamentação do teor da reclamação, solicitar documentos que permitam embasar seu pedido.

Atribuições da Ouvidoria:

       
  • Receber, investigar minuciosamente o assunto da denúncia, assegurando total confidencialidade e respeitando os direitos de todas as partes envolvidas. Garantindo que todas as etapas do processo sejam conduzidas de maneira justa e transparente.

  • Encaminhar às áreas internas da Cooperativa as manifestações recebidas, acompanhando as providências adotadas e assegurando para que a resposta seja devidamente encaminhada ao beneficiário;

  • Mediar os eventuais conflitos entre o beneficiário e a operadora;

  • Organizar e interpretar o conjunto de manifestações recebidas e acompanhar o desempenho da Unimed Conselheiro Lafaiete;

  • Apreciar e garantir a faculdade de o beneficiário requerer a reanálise.


Endereço (para atendimento presencial e correspondência):
 Av. Furtado, 355,  São Sebastião
Conselheiro Lafaiete/MG
CEP: 36400-000
Horário de atendimento:
8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Telefone:
(31) 3769-5032