Notícias Unimed Costa do Sol


Voltar 1º Simpósio do Sono reúne 150 participantes em um debate multidisciplinar sobre o tema

1º Simpósio do Sono reúne 150 participantes em um debate multidisciplinar sobre o tema

Texto: Comunicação e Marketing
        15 de março, 2024
Cerca de 150 pessoas participaram, de forma online e presencial, do 1º Simpósio do Sono realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas da Unimed Costa do Sol. O evento aconteceu nesta quinta-feira, dia 14 de março, e contou com a contribuição de mais de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas e fisioterapeutas que debateram sobre a importância do sono para a saúde.

O simpósio se propôs a reunir especialistas de diversas áreas da saúde para compartilhar conhecimentos, evidências científicas e melhores práticas multidisciplinares, considerando os impactos que a qualidade do sono tem sobre o bem-estar físico, mental e emocional das pessoas. Na abertura, Diretor Técnico do Hospital, Dr. Augusto César, parabenizou a iniciativa.

“Acredito que essa é uma função nossa como instituição de saúde e educacional, contribuir para a formação acadêmica e aperfeiçoamento dos profissionais. O CEP cumpre seu propósito quando realiza eventos como esse”, reiterou o Diretor.
 
Já o presidente da Associação Médica de Macaé, Dr. Vladmir Arêas, enfatizou que a busca constante por aprimoramento reflete na qualidade da medicina exercida em Macaé. O Diretor Financeiro da cooperativa, Dr. Sérgio Curvelo Júnior, foi o moderador do primeiro módulo. Ele explicou que o simpósio seria dividido em dois momentos e que no primeiro os convidados tentariam responder à pergunta central: por que o sono é inegociável?

Por que o sono é inegociável?

Orientado por essa questão, o endocrinologista, Dr. Felipe Bernardes, destacou a relação entre sono e saúde endócrina, incluindo o impacto nos hormônios e pesquisas que associam trabalho noturno ao aumento do câncer de mama em mulheres.

O cardiologista, Dr. Daterson Gutierrez, apontou que a apneia obstrutiva do sono contribui para insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. A neurologista infantil, Dra. Lívia Lobo, revelou que até 40% das crianças típicas e até 80% das crianças atípicas sofrem de distúrbios do sono.

Por fim, o médico intensivista, Dr. Joel Tavares Passos, ressaltou que a privação do sono pode levar ao delírium, aumentando a permanência do paciente na UTI e a mortalidade se não for tratada. Essas evidências enfatizam a importância vital de priorizar o sono.

“Precisamos colocar o paciente no centro da atenção e do cuidado”, afirmou Dr. Joel Tavares Passos, diretor do CEP.

O 2º módulo foi voltado para o aprofundamento na abordagem terapêutica do sono intra e extra hospitalar. Teve como moderador o médico cirurgião de cabeça e pescoço, Dr. Edelto Antunes; além da contribuição do Cirurgião Pediátrico, Dr. Irnak Marcelo Barbosa.

Dr. Gleison Guimarães, pneumologista e especialista em sono, abordou as consequências cardiovasculares nas paradas respiratórias durante a noite e enfatizou que a apneia do sono é uma questão de saúde global.

Também contribuíram para o evento o otorrinolaringologista, Dr. Luiz Fernando, o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Pedro Carvalho, com atualizações de suas respectivas áreas sobre o tema, além de novidades em tratamentos que têm apresentado resultados positivos na melhoria da qualidade do sono dos pacientes.

O 1º Simpósio do Sono foi um marco para os estudos sobre a temática em Macaé. Com a realização deste evento, a Unimed Costa do Sol, através do Centro de Estudos e Pesquisas, reitera sua responsabilidade em contribuir com o aperfeiçoamento contínuo da comunidade médica e profissionais e saúde, além de fomentar e disseminar o conhecimento científico.