Espaço Viver Bem Infantil (Macaé)


O Viver Bem Infantil, localizado na Rua Quissamã, 315 - Centro de Macaé, é um espaço terapêutico que atende crianças de todas as idades e adolescentes com até 17 anos e 11 meses que possuem diagnóstico formalizado ou sinais de alerta  para Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e/ou outros transtornos comportamentais.

Possui uma equipe especializada de profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Nutrição. O objetivo da unidade é acolher, cuidar e reabilitar.
O espaço Viver Bem Infantil tem a supervisão terapêutica com a colaboração das pediatras: Ângela M. C. Mendonça, Darlene R. Daumas, Jalnéia F. Assis, Lívia Lobo da S. C. Henrique e Maria Pompeya O. L. de Figueiredo.


Métodos e técnicas

São oferecidas terapias com abordagens e/ou estratégias comportamentais e desenvolvimentistas com maiores evidências científicas para TEA e/ou outros transtornos comportamentais como: ESDM Denver e Pivotal Response Treinament (PRT) e estratégias da Ciência Análise do Comportamento em sua forma Aplicada (ABA), entre outras. Além de oficinas terapêuticas, cuja temática são intervenções destinadas à generalização das habilidades aprendidas em contextos terapêuticos individuais.
 
Confira as principais atividades do Espaço Viver Bem Infantil:

Atendimento individual:
A equipe terapêutica é composta por profissionais habilitados em diversas especializações compostas de metodologias em âmbito de atendimento especial, a saber:
  • Fonoaudiologia: Motricidade Oral, Linguagem e Aprendizagem, Dedinho e Boquinha, Integração Sensorial, ABA, PECS, PROMPT, Dirfloortime, Psicopedagogia;
  • Fisioterapia/Psicomotricidade: ABA, DENVER;
  • Fisioterapia: BOBATH, ABA, Psicomotricidade, Estimulação Precoce;
  • Psicologia-ABA: Neuropsicologia, Psicopedagogia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC);
  • Terapia Ocupacional: Dirfloortime, ABA, Integração Sensoria
 Atendimento em oficinas terapêuticas:
  • Psicomotricidade - por meio de atividades corporais, o paciente se desenvolve e descobre o mundo que o cerca, conectando os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida. O tratamento consiste em desenvolver as habilidades físicas, auxiliando no desenvolvimento motor. 
  • Arteterapia/Musicoterapia: desenvolve a sensibilidade musical, concentração, coordenação motora, socialização, capacidade de sentir e distinguir estímulos sensoriais relacionados à audição, o respeito a si próprio e ao grupo, a disciplina pessoal e o equilíbrio emocional.  
  • Sensorial alimentar: contribui para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis de crianças e adolescentes e amplia o conhecimento dos pais e/ou responsáveis sobre alimentação saudável. Estimula a seleção e preparo de alimentos de alimentos de forma organizada, prazerosa e segura.

Localização:

Rua Visconde de Quissamã, nº315, Centro – Macaé.
 

Telefone de contato:

Responsive Image

Nossa estrutura

Responsive Image
Responsive Image
Responsive Image
Responsive Image