Nossa história


A Unimed Costa do Sol foi fundada por um grupo de 58 médicos, no dia 8 de maio de 1989, com o objetivo principal de valorizar seus cooperados, praticar uma medicina humanizada e oferecer um cuidado constante com os beneficiários.

Tudo começou em uma sala de aproximadamente 30 metros quadrados no bairro Imbetiba, em Macaé. Mesmo com o número pequeno de cooperados, já havia a visão clara do que viria a ser o futuro da organização: referência em saúde suplementar, cooperativismo e inovação.

Expansão da cooperativa
Em 1994, a cooperativa iniciou o processo de expansão. A primeira filial inaugurada foi a Unidade de Atendimento, na cidade vizinha, Rio das Ostras, A partir dali, ditou-se um novo ritmo de crescimento.

Em 1996 houve a mudança da sede alocada no atual Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital Unimed Costa do Sol (HUCS). Seguindo o planejamento, em 2002, foi inaugurada também a Farmácia Unimed.

Outro marco importante na história da cooperativa foi o Hospital Unimed Costa do Sol. O prédio foi inaugurado em 15 de abril de 2005 e contava, na época, com 72 leitos no total.

Com a demanda crescente e o desejo maior de oferecer mais conforto e segurança ao beneficiário, o Hospital precisou crescer e a parte administrativa foi realocada para outro local, criando a possibilidade de ampliação do local para 110 leitos.

No mesmo ano, em agosto, mais um serviço próprio passou a ser oferecido aos beneficiários: o Laboratório de Análises Clínicas e o primeiro Posto de Coleta da Unimed (Laboratório) em Macaé.

Mudanças significativas aconteceram em 2007. A nova sede administrativa começou a ocupar um prédio de quatro andares no Centro de Macaé. No mesmo local foi inaugurado o segundo Posto de Coleta do Laboratório, ampliando a rede assistencial.

 
Unimed Costa do Sol
Foi em 2005 que a cooperativa escolheu, de forma inteligente e estratégica, fazer uma mudança que proporcionasse maior identificação com todos os municípios que ela já abrangia. Dessa forma, foi a partir desse ano que passou a se chamar Unimed Costa do Sol, nome que contempla sua expansão em atendimentos que hoje atinge as cidades de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus foi determinante para essa troca.
Em 2009, se iniciou o planejamento do que viria a ser o maior investimento da Unimed Costa do Sol em toda a sua história: o Novo Hospital Unimed, que contará com seis pavimentos, 150 leitos de internação, sendo 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), dez salas de cirurgia, laboratório de análises, centro de diagnósticos, unidade de Hemodinâmica e o Pronto Atendimento.

A construção começou em 2015 e inauguração está prevista para o segundo semestre de 2021. Com o Novo Hospital, a Unimed Costa do Sol vai triplicar os atendimentos e aumentar a rede de beneficiários.

Com isso, é notório que a cooperativa se consolidou como a maior organização de saúde da região Norte Fluminense e cumpre sua missão com louvor: desenvolver o trabalho médico e cuidar de pessoas, sempre comprometida com melhoria e avanços para se manter à frente.


Clique aqui para mais informações sobre o Novo Hospital. 
Responsive Image
MISSÃO

Desenvolver o trabalho médico e cuidar de pessoas, com foco no cliente, cooperado e colaborador.


VISÃO

Ser referência em saúde suplementar, cooperativismo e inovação para a sustentabilidade do negócio.

VALORES

Cooperativismo, humanização, gentileza, empatia, profissionalismo, respeito à vida e à diversidade, sustentabilidade, inovação e ética.

A Unimed Costa do Sol se compromete com a melhoria e atendimento aos requisitos de Legislação e Normas vigentes, de acordo com a visão, missão e valores da organização.

Diretoria Executiva
Unimed Costa do Sol


Diretor-Presidente: Dr. Tales Azevedo dos Santos

Diretor Vice-Presidente: Dr. Gumercino Pinheiro Faria Filho

Diretor Administrativo: Dr. Edilson Barreto Antunes

 Diretor Econômico-Financeiro: Dr. Sergio Leôncio Curvelo F. Junior