Notícias Unimed Costa do Sol


Voltar Hospital Unimed Costa do Sol - Glória mantém certificação ONA Nível I

Hospital Unimed Costa do Sol - Glória mantém certificação ONA Nível I

A manutenção da acreditação foi feita pela Fundação Vanzolini e comprova que a instituição de saúde atende a todos os padrões e requisitos de qualidade e segurança
Texto: Comunicação e Marketing
        28 de fevereiro, 2024
Macaé, 28 de fevereiro de 2024 – O Hospital Unimed Costa do Sol - Glória manteve a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) – Nível I. Trata-se de um método de avaliação e certificação que analisa a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada através de requisitos, considerando tanto os recursos disponíveis quanto sua complexidade.

O HUCS passou pelo processo de manutenção da acreditação de Nível I, realizado pela Fundação Vanzolini, Instituição Acreditadora Credenciada. A avaliação ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de janeiro e abrangeu diversos aspectos, como gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio, conforme os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação.

Os avaliadores Fabíola Rocha, Daniel Campos e Dra. Sonya Leandrini conduziram uma análise rigorosa, resultando na confirmação da manutenção da certificação ONA nível I. “Após rigorosa análise, o resultado confirmou a manutenção da certificação ONA nível I”, disse Glauber Ceolin, coordenador de Qualidade.

Vários fatores contribuíram para manter o hospital no Nível I, entre eles a infraestrutura, parque tecnológico, centro de treinamentos de profissionais, além de gestão integrada, interação entre os processos e efetiva comunicação entre os profissionais de saúde. Todos esses processos foram destaques na avaliação.

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.  “A acreditação do Hospital Unimed Costa do Sol é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

De acordo com o Dr. Augusto César, diretor técnico do Hospital, "ao cumprir com os padrões de certificação da ONU, a equipe se mantém atualizada e alinhada com as melhores práticas, o que resulta em segurança, qualidade no atendimento, diagnóstico e tratamento eficaz para os pacientes. É muito importante que todos estejam cientes do impacto positivo que a recertificação traz para o ambiente hospitalar e, consequentemente, para a vida dos pacientes".

O Dr. Tales Azevedo dos Santos, diretor presidente da Unimed Costa do Sol, ainda enfatiza: "Estamos muito felizes com a manutenção desta importante certificação pela ONA, pois vem ratificar pilares importantes da cultura do cuidado com o paciente. Estaremos ainda mais próximos e com olhar especial para todos os colaboradores e clientes", disse.