Notícias Unimed Costa do Sol


Voltar I Feira de Empreendedorismo Feminino marca a Semana da Mulher na UCS

I Feira de Empreendedorismo Feminino marca a Semana da Mulher na UCS

Texto: Comunicação e Marketing
        15 de março, 2024


Um evento inovador marcou a Semana da Mulher na Unimed Costa do Sol. O setor de Comunicação e Marketing, com o apoio de Gestão de Pessoas, organizou a I Feira de Empreendedorismo Feminino. A iniciativa foi realizada nos dias 6 e 7 de março, no Hospital e na Operadora, e contou mais de 20 expositoras que apresentaram aos colegas uma variedade de produtos e serviços.

Entre bordados, doces, salgados, maquiagem, papelaria e lingeries, os stands surpreenderam pela variedade de opções e proporcionaram aos participantes uma verdadeira vitrine de criatividade. 

Nelcimar Teixeira é analista contábil e empreende no ramo da papelaria criativa. Para ela, a feira foi uma oportunidade de compartilhar experiências.  “Foi muito gratificante e uma nova experiência. Além da oportunidade de expor o meu trabalho, pude também conhecer as atividades de outros colegas de trabalho e foram momentos prazerosos de interação, conhecimento e descontração”, relatou. 

O objetivo da feira foi valorizar os talentos e habilidades que muitas vezes ultrapassam o ambiente de trabalho convencional. Sabendo que mais de 50% das mulheres chefiam lares no Brasil e ainda recebem os menores salários, a iniciativa visou incentivar a força empreendedora feminina, destacando a importância das atividades paralelas como complemento de renda ou realização de sonhos criativos.

“Gostei bastante da oportunidade que a empresa nos proporcionou. Foi um momento de desenvolvimento e grande oportunidade de conhecimentos e tenho certeza que irá fazer um grande diferencial na minha vida e nos meus negócios”, enfatizou a recepcionista e empreendedora, Karoll Souza.

Quem participou da feira como consumidor também elogiou a proposta. "Eu gostei bastante da iniciativa da Unimed, foi ótimo. Assim podemos conhecer alguns produtos e serviços das colaboradoras da Unimed. Além de estreitar laços estreitar laços, parcerias e amizades", parabenizou Carolina Simões. 

 

Palestras, Rodas de Conversa e Oficinas

O evento não se limitou à Feira de Empreendedorismo Feminino. Ao longo da semana ocorreram diversas atividades com foco no aperfeiçoamento. A programação incluiu palestras, rodas de conversa e oficinas.

Fabrícia Vieira conduziu uma roda sobre mentalidade empreendedora e destacou a importância de compreender o papel dentro do negócio para alcançar o sucesso.

Para expandir às demais unidades, a Comunicação convidou duas empresárias de destaque em Macaé para palestras online.




Ester Vilela, conhecida como a Rainha do Pão de Alho, falou sobre a Síndrome da Impostora e como isso a impedia de explorar todo o seu potencial. Já Karina Leonel compartilhou sua trajetória, da engenharia ao salão de beleza, e destacou a necessidade de identificar e aproveitar as oportunidades.

Capacitação

A capacitação foi um ponto central da programação e duas oficinas foram oferecidas para aprimorar as habilidades.


Fabrícia Vieira ministrou uma oficina sobre estratégias de redes sociais. Ela abordou temas como o papel das redes sociais, produção de conteúdo, planejamento, calendário editorial e automação para facilitar a rotina.

A segunda oficina, ministrada por Roselânia Carra, coordenadora fiscal da Unimed Costa do Sol, focou na organização financeira das empreendedoras. Com orientações sobre controle financeiro, abertura do MEI e separação de contas, a oficina sanou dúvidas sobre legalização e formas eficazes de gerenciar as finanças.

Mulheres que constroem o futuro

 

O professor de empreendedorismo e inovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo, realizou no Hospital a palestra "Mulheres que Constroem o Futuro". Ele trouxe exemplos inspiradores de mulheres que marcaram a história, desde a astronomia até a música e propôs um olhar mais amplo sobre o conceito de empreendedorismo.

Lançamento do Catálogo

Para fechar a Semana da Mulher, a Comunicação lançou ainda um catálogo virtual reunindo a descrição dos trabalhos de cerca de 30 colaboradoras que empreendem nas mais diversas áreas.

No coffee de encerramento, o Superintendente de Mercado, Amaury da Gama Marques, elogiou o evento e celebrou a predominância feminina dentro da cooperativa. “A Unimed Costa do Sol é uma empresa feminina, pois temos mais mulheres no quadro de colaboradores do que homens. A feira foi muito boa e pensamos em organizar futuramente em um espaço maior, que permita trazer familiares e convidados”, disse.