Notícias

null Unimed Erechim e Hospital Unimed conquistam Selo

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/capa_pagina.png

Unimed Erechim e Hospital Unimed conquistam Selo

Certificação reconhece boas práticas de transparência, conduta ética e gestão
        15 de dezembro, 2020

Rumo ao cinquentenário, a Unimed Erechim e o Hospital Unimed conquistaram, o Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade e o Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade, na categoria Ouro, em reconhecimento às boas práticas em gestão, governança, transparência e conduta ética. O Selo de Sustentabilidade é um processo de certificação conferido pela Unimed do Brasil, para cooperativas e sociedades auxiliares que compõem o Sistema Unimed, buscando realizar o estímulo à implementação de boas práticas em Governança e Gestão para a Sustentabilidade.

De acordo com o Presidente da Unimed Erechim, Dr. Luiz Felipe Barreneche Leães, o processo de certificação tem grande valor para a instituição. “Por meio dele, conseguimos realizar um excelente diagnóstico e identificar melhorias que garantirão mais agilidade, segurança e, consequentemente, satisfação dos beneficiários. Além disso, evidencia nossa conduta transparente, compliance e compromisso com a qualificação permanente.”

Conforme o diretor Clínico do Hospital, Dr. Elcio Marcos Zanardo, a certificação possibilita o aperfeiçoamento de práticas e ações que visam a gestão responsável dos recursos econômicos e ambientais. “O Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade representa o resultado de um trabalho intenso e sério junto ao nosso planejamento estratégico. Isto significa que temos que trabalhar muito e melhor para atingir uma excelência operacional, com ética e transparência”, ressalta.

Selo Unimed de Sustentabilidade

Desde 2003 a Unimed Erechim conquista o Selo Unimed de Sustentabilidade, em 2014 a instituição recebeu a certificação máxima, o selo na categoria Diamante. No mesmo ano, o selo teve acréscimo de requisitos da governança, passando a ser chamado de Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade. Desde então a Unimed Erechim, de forma bienal, conquistou o selo na categoria Ouro.

O Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade reconhece as cooperativas do Sistema Unimed que incorporam temas essenciais em sua gestão, no âmbito social, econômico e ambiental, alinhado às principais tendências de mercado para operadoras de planos de saúde, somadas às características do cooperativismo.

Em 2018, o Hospital Unimed Erechim, antes de completar seu primeiro aniversário, conquistou o Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade na categoria Prata e após completar três anos recebeu sua certificação na categoria Ouro.

O Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade, tem como objetivo oferecer aos Hospitais Unimed uma ferramenta de diagnóstico da gestão hospitalar que proporcione melhor planejamento e execução de ações visando possibilitar uma gestão sustentável do negócio.

“O Hospital Unimed Erechim possibilita através de constantes evoluções tecnológicas na área da medicina e aperfeiçoamento da equipe, ferramentas que proporcionam um melhor atendimento ao paciente”, explica o diretor Técnico da instituição hospitalar, Dr. Cezar Luiz Assoni.

O processo de certificação acontece a cada dois anos e para poder participar, as instituições devem preencher um questionário multidisciplinar e realizar o envio de evidências que possam comprovar as práticas selecionadas. Após o envio das evidências, a candidatura é avaliada por uma Comissão e, a Unimed participante é reconhecida e certificada dentro de quatro categorias: bronze, prata, ouro e diamante.

A categoria Ouro, reconhece instituições orientadas para resultados sustentáveis, através de uma gestão eficiente, com processos, normas e critérios estruturados e padronizados, que possibilitem melhor tomada de decisão. A governança se encontra em constante evolução e é realizada por meio de ações estruturadas.

Entre as melhores do país

Neste ano, 180 Unimeds participaram do Selo de Governança e Sustentabilidade, sendo na região sul do país, conquistaram o selo 32 Unimeds, dentre elas uma recebeu certificação na categoria Diamante, 23 na categoria Ouro, 23 na categoria Prata e 5 na categoria Bronze.
Em todo o Brasil, participaram do Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade 65 Hospitais, somente na região sul 13 Hospitais conquistaram a certificação, dentre eles 1 Diamante, 8 Ouro e 4 na categoria Prata.