Notícias

Voltar Vocação para cuidar

Vocação para cuidar

Unimed Erechim homenageia profissionais no Dia Internacional da Enfermagem
        13 de maio, 2020


Em maio de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarava 2020 como o Ano Internacional do Profissional de Enfermagem. Ninguém poderia projetar que, diante da pandemia de Covid-19, este se tornaria um dos mais desafiadores da história da profissão.

Originalmente, a escolha por 2020 deve-se ao bicentenário da britânica Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna. Também marca o encerramento do ciclo de dois anos da campanha Nursing Now, realizada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (CNI). Além disso, em resposta ao empenho e dedicação dos profissionais durante a pandemia, a sociedade também prestou homenagem, em forma de aplausos nas janelas dos mais diversos lares do país.

Para a Unimed Erechim, a data celebra a trajetória ascendente da profissão que ressignificou o ato de cuidar. Com o passar dos séculos, a enfermagem convergiu para o suporte especializado às equipes médicas e qualificação das práticas que contribuem para a melhora da condição de saúde do paciente.

Conforme o presidente da cooperativa médica, Dr. Luiz Felipe Barreneche Leães, no Hospital Unimed, tais resultados são alcançados por meio do aprimoramento técnico, comportamental e espiritual dos profissionais da área. "Além de garantir às equipes a segurança necessária para que desempenhem suas funções, a instituição valoriza o desenvolvimento de competências essenciais do Jeito de Cuidar Unimed, ou seja, profissionais que cooperam para crescer, buscam a excelência, encantam o cliente e gerenciam emoções”, explica.

Para a coordenadora assistencial do Hospital Unimed, Cristiane Macioroski, tal conduta contribui para a sinergia da equipe, o que se reflete em eficiência e eficácia no atendimento personalizado aos pacientes.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento, Serviços Próprios e Inovação, Alessandra Sonda, uma evidência do êxito desse trabalho está na pesquisa de satisfação dos clientes. “Até o momento, nosso índice é de 100% de satisfação. Alcançar esse percentual é extremamente difícil, por isso destacamos o empenho dos profissionais de enfermagem, sempre comprometidos com a jornada do paciente em sua integralidade: garantindo bem-estar físico e emocional”, afirma.

Os diretores do Hospital Unimed, Dr. Cezar Assoni e Dr. Elcio Zanardo, enfatizam que esse comprometimento é fundamental para a qualidade dos serviços prestados pela instituição hospitalar. “A atuação desses profissionais é imprescindível para o bom desempenho do trabalho médico. Eles estão sempre ao lado do paciente, trazendo segurança e acolhimento. Temos enorme orgulho de nossos enfermeiros e técnicos de enfermagem e por isso queremos contribuir com seu desenvolvimento permanente”, destacam.

Durante toda a terça-feira, 12, Dia Internacional da Enfermagem, a Unimed Erechim prestará homenagens aos profissionais. Um vídeo de agradecimento também será lançado em veículos de comunicação e mídias sociais.