Notícias

Voltar Unimed Erechim recebe prêmio de Excelência em Gestão da OCB

Unimed Erechim recebe prêmio de Excelência em Gestão da OCB

Apenas outras quatro cooperativas gaúchas, sendo duas do Sistema Unimed-RS, receberam o reconhecimento no ciclo 2021
Texto: Salus Loch/Jornal Bom Dia
        14 de dezembro, 2021

O compromisso com a excelência acompanha a Unimed Erechim há cinco décadas, motivando avanços e inovações no modelo de gestão, governança e boas práticas. Na terça-feira, 7 de dezembro, esse conjunto de ações rendeu à instituição conquista em uma das principais categorias do prêmio ‘SomosCoop Excelência em Gestão’, conferido pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). 
O reconhecimento, mais do que colocar a Singular num patamar diferenciado em âmbito estadual e nacional – apenas outras quatro cooperativas gaúchas foram agraciadas com o tributo, sendo duas do Sistema Unimed-RS (Unimed Fronteira Noroeste/RS e Unimed Central de Serviços Auxiliares) – indica que os resultados percebidos com foco no tripé cooperado, comunidade e gestão apontam para um caminho sustentável e assertivo, que, conforme o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães, precisa seguir sendo trilhado diariamente. “Recebemos a premiação com alegria e satisfação, pois, por meio dela, identificamos que estamos construindo uma trajetória importante, graças ao empenho e visão de nossos dirigentes, lideranças e colaboradores. No entanto, sabemos que é possível evoluirmos ainda mais em relação a processos e aos níveis de maturidade da excelência. E assim o faremos”, avalia, pragmático, o presidente.

Saiba mais
O prêmio ‘SomosCoop Excelência em Gestão’ é promovido bienalmente e consiste no reconhecimento concedido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo por meio do desenvolvimento e governança cooperativa, de bons processos gerenciais e do alcance do bom desempenho. 
No total, 103 cooperativas de todo o País foram contempladas no ciclo 2021. O selo ouro foi entregue a 30 cooperativas, enquanto o de prata ficou com outras 39 (Erechim entre elas, reconhecida com o selo ‘compromisso com a excelência’) e o de bronze com 34. A cerimônia foi realizada em evento online e contou com a presença de representantes do cooperativismo nas cinco regiões do Brasil.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a busca pela excelência faz parte do dia a dia cooperativista. “O cooperativismo está alcançando a participação em um programa de excelência que contribui para a melhoria da qualidade de processos e também de vida. É mais do que a simples geração de empregos ou renda. É levar prosperidade às localidades. Os resultados são extraordinários e nos enchem de orgulho”, observa Freitas.

Participação
Na edição 2021, a premiação recebeu a inscrição de 310 cooperativas, número 14% superior ao de 2019. A avaliação envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). 
Já a banca julgadora, responsável por definir os vencedores, foi formada por representantes de entidades parceiras do Sistema OCB que possuem conhecimento técnico sobre o cooperativismo. São eles: Fabiana Durgant, do Ministério da Agricultura; Mateus Neves, da Universidade Federal de Viçosa; Paula Leitão, do Banco Central do Brasil; Roberto Rodrigues; da Fundação Getúlio Vargas; e Samir Martins, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
As cooperativas foram reconhecidas pelas boas práticas de gestão e excelência divididas em três faixas: ouro, prata e bronze. Cada faixa conta também com três níveis de maturidade: primeiros passos para a excelência; compromisso com a excelência; e rumo à excelência.