Notícias


Entre no ritmo da saúde com o “Bloco da Prevenção”

Campanha reforça cuidados essenciais durante período de carnaval
        03 de fevereiro, 2025

Carnaval é sinônimo de alegria, festa e diversão, mas para aproveitar sem preocupações, é melhor se preparar e estar prevenido de todas as maneiras possíveis. Além da água, protetor solar e de uma fantasia criativa e prática, não se esqueça de garantir que suas vacinas estejam em dia e tenha sempre em mãos métodos de proteção eficientes.

Durante o mês de fevereiro, a Unimed Joinville organiza o “Bloco da Prevenção”, uma campanha que reforça à comunidade os cuidados necessários para a prevenção de Infecções e Doenças Sexualmente Transmissíveis (IST). Por conta do número de viagens e da aglomeração de pessoas, e até mesmo o clima dessa época, é comum que algumas doenças voltem a circular.

Importante: o termo “Infecções Sexualmente Transmissíveis” (IST) passa a ser adotado em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.


 

Vacinação

Para quem planeja uma viagem ou pretende festejar durante os cinco dias de carnaval, os profissionais da saúde recomendam que a carteira de vacinação esteja atualizada, e que crianças, jovens, adultos e idosos estejam devidamente imunizados. 

Alguns imunizantes precisam de mais de 15 dias para fazer o efeito de proteção no corpo, por isso, este deve ser o primeiro preparo para o carnaval. Em foco, estão as vacinas contra febre amarela, sarampo, hepatite B e tétano. 

Proteja-se contra as IST

As maneiras de prevenção contra IST incluem testagem para identificação de vírus, bactérias e outros microrganismos. Uso de PrEP e PEP (Profilaxia Pré e Pós-Exposição) são indicadas por recomendação médica e não garantem 100% de proteção caso ocorra contato sexual sem o uso de camisinha (interna ou externa), que é considerada maneira mais eficaz de proteção contra qualquer IST.

Cada IST apresenta sinais, sintomas e características diferentes. Fique atento aos sintomas clássicos (definidos pelo Ministério da Saúde) como corrimentos, feridas, dores e verrugas anogenitais para procurar por atendimento médico. 

No Instagram da Unimed Joinville a campanha continua durante todo o mês, e você encontra mais dicas sobre como ter um ótimo carnaval.