A história da Unimed Petrópolis


No dia 28 de fevereiro de 1972, iniciava-se a história da Unimed Petrópolis, a quarta cooperativa de trabalho médico do Estado do Rio de Janeiro. A sua existência se deu através da união de 104 médicos visionários, que não mediram esforços para implementar o sistema cooperativista no município. Na época, um modelo de negócio ainda pouco explorado no país e que, mais tarde, motivou a criação da Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro. Após isso, foi fundada a Unimed do Brasil, em 1975.

Desde 1990, a Unimed Petrópolis conta com um hospital próprio, localizado no Bingen. Na unidade, os pacientes encontram serviços diferenciados e profissionais qualificados, que oferecem atendimento humanizado.

Com uma ampla rede, a Unimed Petrópolis gera cerca de 3,5 mil empregos diretos e indiretos no município onde está inserida e é uma das empresas que mais contribui com impostos.
 

 




Fundação da Unimed Petrópolis em 1972



O Hospital antigamente

Hospital Unimed Petrópolis


Após quase quase duas décadas de existência, a cooperativa Unimed Petrópolis deu um grande passo: conquistou um hospital próprio. Assim, a história do Hospital Unimed Petrópolis começou em 17 de janeiro de 1990, no Bingen. Na época, a unidade recebia o nome de Casa de Saúde e Maternidade São Lucas e era composta por apartamentos, enfermaria e unidade cirúrgica. Antes disso, foi também a Casa de Repouso Santa Helena, onde eram oferecidos apoio e tratamento aos pacientes na área de psiquiatria.

Desde o seu ano de fundação, o Hospital Unimed Petrópolis vem evoluindo significamente e já apresentou grande ampliação na estrutura, serviços oferecidos e, consequentemente, no número de profissionais.

O Hospital hoje


Além de ter toda a estrutura de UTI Neonatal humanizada, o Hospital Unimed Petrópolis conta com a Unidade de Terapia Intensiva, uma das mais modernas do Estado. A UTI foi projetada dentro de um conceito arquitetônico especializado nesta área com climatização do ambiente, boxes individualizados e monitorização central, além um setor de isolamento aéreo para doenças infecto- contagiosas.

Os leitos têm pressão negativa de modo a prevenir a disseminação de infecção causada por bactérias suspensas no ar. O setor do corpo de enfermagem fica disposto em forma de ilha para melhor visualização dos pacientes e objetivando o acompanhamento e humanização do atendimento.

O Banco de Leite Humano, o único particular da região serrana é certificado pelo Ministério da Saúde e está ligado ao Instituto Fernandes Figueira, sendo considerado referência em estrutura, equipamentos e capacidade. A unidade hospitalar conta, ainda, com serviço próprio e Oncologia e Terapia Infusional.

O Hospital Unimed Petrópolis possui o selo ONA. Apenas 4% dos hospitais no Brasil têm a acreditação hospitalar.

.

Conheça o Hospital Unimed Petrópolis!

Identidade Estratégica
da Unimed Petrópolis

Propósito

“Promover a saúde e levar bem-estar às pessoas.”

Visão

“Estruturar o negócio para garantir uma jornada de saneamento ágil e efetiva até 2025.”

Missão

“Promover o bem-estar das pessoas, mediante a oferta de soluções em saúde, acessíveis e de qualidade, que entreguem níveis crescentes de satisfação aos Clientes, Cooperados, Colaboradores e Prestadores”.

O que valorizamos?

Valores

Lealdade
Ser verdadeiro e honesto em tudo que fazemos.

Integridade
Ser justo e correto em nossas atividades.

Agilidade
Ser consistente na entrega de valor de forma constante e adaptiva.

Cooperação
Ser movido pela união de esforços nos torna melhor e mais fortes.

Responsabilidade
Ser consciente em responder por seus atos e pelo que confiamos a você.

Princípios

• Respeito à Diversidade.

• Foco no mercado e do Cliente.

• Orientação por processos e projetos.

• Colocar as pessoas no centro do negócio.

• Busca implacável pela Excelência.