PRIMEIRA ABLAÇÃO CARDÍACA É REALIZADA EM JAÚ NO HURJ

        07 de março, 2024
No dia 22 de fevereiro de 2024, foi realizado um estudo eletrofisiológico para o diagnóstico e localização de uma arritmia cardíaca chamada taquicardia por reentrada nodal no Hospital Unimed Regional Jaú (HURJ). Após a identificação foi realizada a ablação da arritmia por cateter em setor de hemodinâmica.
De acordo com o médico cardiologista e eletrofisiologista Dr. Roberto Chaim Berber, o estudo eletrofisiológico é um procedimento onde através de punção venosa se insere cateteres finos no interior do coração para mapear sua atividade elétrica. Dessa forma o médico consegue identificar áreas problemáticas que causam arritmias cardíacas.  “A ablação por radiofrequência é realizada na sequência do estudo eletrofisiológico onde se usa uma corrente de radiofrequência para criar lesões controladas na região do coração responsáveis pelas arritmias, ou seja, ela ajuda a restaurar o ritmo cardíaco normal, aliviando sintomas, diminuindo a procura ao Pronto Socorro, evitando internações e melhorando a qualidade de vida do paciente, pois em muitos casos permite a redução ou eliminação da necessidade de medicamentos antiarrítmicos“. Segundo o especialista, os principais diferenciais dessa técnica estão na eficácia, pois a ablação por radiofrequência tem se mostrado muito eficaz nos tratamentos.  Além do que, ele é minimamente invasivo, pois é realizado através de punção venosa evitando necessidade de cirurgia aberta onde o paciente permanece internado de 6 a 24 horas e em poucos dias estará liberado para retomar suas atividades habituais. Mas a decisão de realizar um estudo eletrofisiológico e ablação deve ser individualizada e baseada em uma avaliação cuidadosa do cardiologista, considerando o tipo específico da arritmia e as condições individuais do paciente”.
No Hospital Unimed Regional Jaú, o estudo eletrofisiológico e a ablação serão realizados por uma equipe composta por dois médicos cardiologistas e especialistas em eletrofisiologia, médico anestesista, que proporciona segurança e conforto para a realização do procedimento e um técnico responsável pela montagem e funcionamento de todos os equipamentos e equipe de enfermagem que auxilia os médicos e prepara o paciente. “O laboratório de eletrofisiologia será montado na sala de hemodinâmica, no qual oferece tecnologia avançada para monitorar e mapear a atividade elétrica do coração em tempo real, permitindo identificar com precisão as áreas problemáticas. A utilização de sistemas avançados de imagem como a fluoroscopia, ecocardiografia, mapeamento eletro anatômico são fundamentais para orientar os cateteres até as regiões específicas do coração com segurança. O monitoramento contínuo dos sinais vitais do paciente durante o procedimento garante segurança ao tratamento. Em resumo a infraestrutura e a equipe desempenharam papéis cruciais para garantir a eficácia e a segurança do procedimento e podemos afirmar que hoje Hospital Unimed Regional Jaú oferece o que é mais moderno para o tratamento das arritmias cardíacas”, finaliza o médico.
Na foto, à esquerda Dr. Roberto Berber, médico cardiologista eletrofisiologista, no centro, o médico cardiologista eletrofisiologista Dr. Guilherme Ferreira e à direita Dr. Gustavo Semedo, médico cardiologista e hemodinamicista.