Federação Unimed Santa Catarina, 39 anos de história

A Federação das Cooperativas Médicas do Estado de Santa Catarina foi fundada em 05 de outubro de 1982, nascida pelas mãos das Unimeds pioneiras e já em atividade no estado: Florianópolis (criada em 30 de agosto de 1971), Blumenau (20 de setembro de 1971) e Joinville (28 de setembro de 1971), que se empenharam para a implantação consolidada do Sistema Unimed em Santa Catarina. A partir da criação da Federação, nasceram as demais Singulares Operadoras e as Singulares Prestadoras, hoje, no total de 22.

O Estatuto Social da entidade estadual foi aprovado no dia da sua fundação, que definiu a Federação como a responsável por promover a integração, a orientação e a coordenação das atividades das cooperativas do Sistema em Santa Catarina. Com esse importante papel, a Federação imprimiu, durante os seus 37 anos de atividades, a marca de união e de facilitadora das atividades das Singulares, fortalecendo não apenas o Sistema, mas cada uma das cooperativas.

A Unimed Santa Catarina tem a missão maior de oferecer às Singulares serviços e ações institucionais, para que possam manter o foco nos seus cooperados e clientes. Além disso, possibilita suporte técnico e financeiro a cada cooperativa, mantendo-as viáveis e em pleno funcionamento para o cumprimento de suas metas. Dessa forma, colabora para a sustentabilidade de cada Unimed e ao mesmo tempo do Sistema em solo catarinense.
Responsive Image
Responsive Image

Números da Unimed Santa Catarina

Responsive Image

Linha do Tempo Unimed Santa Catarina

Responsive Image

Nossas Unimeds Prestadoras e Singulares

A fundação das Singulares Unimeds em Santa Catarina aconteceu há 50 anos, em 1971, com a criação das três primeiras Cooperativas Médicas, em Florianópolis, Blumenau e Joinville. 

Onze anos despois nasceu a Federação Unimed SC, com sede em Joinville, que ajudou na fundação das demais Singulares Operadoras: Extremo Oeste (São Miguel do Oeste), em 1985; Caçador, em 1986; Criciúma, Tubarão, Lages e Planalto Norte (São Bento do Sul), em 1991; Chapecó, Joaçaba e Litoral (Itajaí), em 1992, Unimed Alto Vale (Rio do Sul), em 1994; Brusque, em 1997. 

No ano 2000, a Federação implantou o modelo de gestão das Unimeds Prestadoras, que passou a ser referência no cenário nacional do Sistema Unimed. Assim, constituíram-se Singulares Prestadoras as Cooperativas de Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Jaraguá do Sul, Riomafra, Vale do Iguaçu (Porto União), Videira e Xanxerê.